Vacinação contra o HPV começa no país

Imagem:

Compartilhar:

Vacina contra HPV é segura, reforça Ministério

Criado em 12/09/14 09h10 e atualizado em 12/09/14 09h39
Por Blog da Saúde [2]

vacinação do HPV
Vacinação do HPV (Creative Commons)

A vacina contra o HPV é aplicada há mais de sete anos em cerca de 50 países do mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde já protegeu mais de quatro milhões de meninas de 11 a 13 anos de idade. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a vacina contra o HPV é totalmente segura e não representa riscos para a saúde.

Leia também: 

Meninas internadas em São Paulo após vacinação contra HPV passam bem [3]

"No mundo inteiro já foram aplicadas mais de 51 milhões de doses dessa vacina. Em nosso país, já foram mais de quatro milhões de doses. A vacina é muito segura. Quando nós fazemos uma vacina nessa quantidade recomendamos que qualquer evento adverso seja registrado e encaminhado para que a gente analise."

Sobre o caso das meninas que ficaram com dificuldade de locomoção após receberem a vacina contra o HPV, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, esclarece que o episódio não tem nenhuma relação com os efeitos da dose.

"Provavelmente o que elas tiveram é o que é conhecido no mundo inteiro como uma síndrome de estresse pós-injeção, pós-vacina. O que ocorre é um quadro emocional, relacionado pelo medo de tomar injeção, a ansiedade, e isso produz, vamos dizer assim, sintomas. Principalmente numa idade adolescente, que são emocionalmente mais instáveis."

O Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra o HPV, disponível nos postos de saúde, seja feita em três doses, com um intervalo de seis meses entre a primeira e segunda; e a terceira dose deve ser aplicada cinco anos após a primeira.

Tags:  HPV [4], vacina [5], Saúde [6], Paralisia [7], pernas [8], segura [9], reações [10], reação [11], adversa [12], efeito colateral [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário