BookCrossing Blogueiro Kids: de 8 a 16 de novembro

Imagem:

Compartilhar:

Bookcrossing: ação nas redes convida crianças a libertar um livro

Criado em 12/11/14 10h40 e atualizado em 13/11/14 07h10
Por Adriana Franzin

BookCrossing Kids
BookCrossing Blogueiro Kids: de 8 a 16 de novembro

Livros livres para voar e inspirar outras crianças. A ideia do Bookcrossing Blogueiro Kids é promover o amor pela literatura em qualquer lugar. Para isso, a proposta é simples: basta espalhar livros pela cidade. Para que não se confunda com um simples esquecimento, a recomendação é escrever um bilhete. Deve explicar que aquele livro não está perdido, mas se prestando aos propósitos de divulgar a sua história e promover o hábito de ler. Quem encontrar deve usufruir dele e libertá-lo novamente.

Esta já é a terceira edição do evento. Começou no dia 8 e vai até o dia 16 de novembro. Ela foi inspirada em um movimento de adultos, que já está na nona fase. A versão infantil foi organizada pela blogueira Trícia Ferreira. "Surgiu com a curiosidade da minha filha vendo eu separar os livros para esquecer e perguntou se poderia participar. Resolvi organizar o Kids para dar chance às crianças também", conta.

Leia também:

Site ajuda pais a escolherem melhor livro para seus filhos [2]

Programa Doe futuro, doe livros estimula hábito da leitura entre crianças [3]

Confira três dicas de livros para o fim das férias ou início das aulas [4]

Crianças e livros
Crianças e livros (Pedro Dias/Creative Commons)

A ação começou em Belém (PA), com o blog Espelho de Si [5], mas atraiu participantes no Brasil inteiro e até no exterior: "Através de um livro que mandei para uma blogueira (para libertar em um projeto da cidade dela), uma pessoa conheceu o projeto e entrou em contato comigo, dizendo que havia ficado muito feliz de achar. Detalhe: o livro foi libertado no Rio de Janeiro. Alguém achou, pegou e deu para o primo que mora na Itália. Ou seja, o livro saiu daqui e foi para lá na Europa".

Além de propagar a leitura, o movimento também incentiva o desapego entre as crianças. "Acredito que é fundamental as crianças terem contato com livros (ou até revistinhas). Estimula a criatividade, imaginação e aprendendo a desapegar elas aprendem um pouco de solidariedade também", destaca Trícia. 

Luma Rosa, criadora do movimento para adultos, explica que a ideia partiu de uma ação: "O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing - um movimento que acontece fora do mundo virtual – e nada mais é do que o ato de “libertar” um livro com a finalidade de difundir o hábito da leitura. E nós que adoramos ler, sabemos que um livro fechado na estante tem o mesmo valor de páginas em branco. Para valer, ele precisa ser usado e apreciado! Vamos compartilhar esse livro que você já leu e que não pretende reler?" Convida. 

Como participar? 

- escolha um livro que queira libertar;

- escreva uma dedicatória ou bilhete, avisando que o livro não está perdido e convide quem o encontrou a ler e libertá-lo novamente;

- escolha um lugar público e protegido para libertá-lo;

- também poderá deixar em Pontos Oficiais de Bookcrossing [6].

- faça uma postagem em seu blogue, perfil, sobre o livro que libertou. Vale foto do momento de libertação, resenha do livro etc. 

- também pode publicar na página do evento: 9º BookCrossing Blogueiro [7] ou do [8]III BookCrossing Blogueiro Kids [9]

Tags:  livro [10], bookcrossing [11], doação [12], achado [13], perdido [14], kids [15]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário