Criança comendo hamburguer

Imagem:

Compartilhar:

Obesidade na América Latina leva FAO a pedir regulamentação das propagandas

Criado em 24/11/14 10h50
Por Leda Letra* Fonte:Rádio ONU [2]

Criança comendo hamburguer
Criança comendo hamburguer (gokhun/ Creative Commons)

A América Latina é a única região do mundo que já atingiu o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, erradicar a pobreza extrema e a fome. A afirmação é do diretor-geral da FAO, a agência da ONU para Agricultura e Alimentação. José Graziano da Silva comemora o progresso, mas demonstra preocupação com outro indicador: o aumento, em vários países do bloco, do número de pessoas com excesso de peso ou obesas, especialmente crianças.

Leia também:

Obesidade infantil atinge o rendimento escolar, diz psicóloga [3]

Obesidade é a maior causa de doenças no mundo [4]

Educação alimentar é fundamental para evitar obesidade infantil, diz médico [5]

Frituras
Falando em espanhol durante encontro com jornalistas na sede da FAO, em Roma, Graziano da Silva explicou que os latino-americanos estão comendo mais produtos com açúcar, gordura, fast-food e frituras. O diretor da FAO defende a valorização da agricultura local e uma dieta baseada em vegetais e frutas. Mas segundo Graziano da Silva, a indústria de alimentos e os governos também têm sua parcela de responsabilidade.

Informação
"A propaganda de alimentos é feita na televisão e induz as crianças a comerem qualquer tipo de coisa. Há uma falta de regulamentação no etiquetado dos produtos. Até bem pouco tempo, o Brasil não tinha análise dos seus produtos feita em laboratórios nacionais. Então a análise do nosso feijão era igual a do feijão americano. E falta também um processo de educação alimentar."

Ouça a matéria da Rádio ONU:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Graziano da Silva citou como exemplo as escolas da Europa, onde educar as crianças sobre comer bem faz parte do currículo. O chefe da FAO ressalta que a obesidade infantil gera uma série de problemas de saúde, sendo diabetes o principal.

No mundo todo, 1,4 bilhão de pessoas estão acima de seu peso ideal e 500 milhões de indivíduos estão obesos.

As declarações do diretor-geral da FAO foram feitas durante a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, encontro de alto nível que terminou nesta sexta-feira.

*enviada especial da Rádio ONU a Roma

**Apoio Institucional: FAO/Roma.

 

Tags:  alimentação [6], obesidade [7], FAO [8], publicidade [9], infantil [10], propaganda [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário