Compartilhar:

Parto humanizado é como todo o parto deveria ser, diz obstetra

Criado em 03/03/15 09h10 e atualizado em 03/03/15 09h24
Por Rádio Nacional do Rio de Janeiro [2]

O número crescente de mulheres que buscam o parto humanizado chama a atenção e questiona os paradigmas existentes atualmente sobre o processo de conceber um filho. Trata-se da busca por um parto que respeite a natureza e o protagonismo feminino na hora de dar à luz um bebê. No entanto, o medo das dores e o desconhecimento sobre o tema ainda afastam muitas grávidas do parto humanizado. Por isso, o programa Tema Livre, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, debateu a importância da humanização do parto. 
 
Os convidados foram o ginecologista e obstetra Phillipe Godefroy e a fisioterapeuta pós-graduada em Fisioterapia neonatal, Fernanda Melino. Ambos esclareceram dúvidas a respeito do assunto para que mais gestantes se sintam à vontade para realizar o parto humanizado. Além deles, a enfermeira Luciane Fernandes também falou, por telefone, sobre a importância e necessidade de mais mulheres aderirem e apoiarem a humanização do parto, até mesmo por uma questão de saúde e segurança do bebê.
 
Durante o programa, Ália Wagner e Fabiana Calvinho, em entrevista por telefone, falaram sobre suas experiências ao darem à luz de forma humanizada. "Cada contração é uma contração a menos para a chegada daquele maior tesouro, que é o filho. Então essa dor tem um objetivo. Eu descobri o meu poder de fêmea, porque eu acho que hoje em dia, na atualidade, o ser humano acaba perdendo um pouco esse autoconhecimento do seu poder de animal. A gente entra nessa roda viva do dia a dia, e a gente esquece que a gente é poderoso, que a gente consegue, que a gente é capaz e que a gente pode. Então, o parto, para mim, foi transformador nesse sentido", afirmou Fabiana.

Ouça a íntegra do programa:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Parto humanizado devolve o protagonismo à mulher e fomenta debate sobre o tema

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário