Professor escreve no quadro-negro

Imagem:

Compartilhar:

Curso online gratuito explica a dislexia

Criado em 09/07/15 11h41 e atualizado em 10/07/15 14h36
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal [2]

Diferentemente do que muitos pensam, a dislexia não é uma doença, mas um transtorno genético e hereditário da linguagem. Normalmente, é identificado na fase da alfabetização, quando a criança não decifra os códigos escritos e sonoros da leitura, trocando as palavras e seus significados.

Isso acontece porque o cérebro dessa criança tem dificuldade em processar os símbolos da soletração, escrita, leitura, e a compreensão de textos. Muitos pais e educadores acabam achando que esse comportamento está relacionado à falta de concentração, a problemas psicológicos, desinteresse ou preguiça.

Encontrar o real motivo exige conhecimento e muitas escolas não contam com profissionais capacitados, com um olhar apurado sobre a questão.

Para minimizar o conflito na sala de aula, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou, com o Instituto ABCD, uma plataforma para capacitação de professores, online e gratuito, sobre a dislexia.

Os temas tratados são: o que é dislexia; qual a sensação de ter dislexia; o que causa a dislexia; o desenvolvimento da leitura; o cérebro e a linguagem; processamento da linguagem; fases da leitura; compreensão; dificuldades na leitura.

Confira a proposta no site Dislexia Brasil [3].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário