pecuária bois vacas

Imagem:

Compartilhar:

Consumo de carne de animais tratados com hormônios e antibióticos afeta a saúde das crianças?

Criado em 15/01/16 11h03 e atualizado em 15/01/16 11h49
Por Hospital Infantil Sabará [2]

Em um novo relatório técnico, a Academia Americana de Pediatria (AAP) diz que o uso desnecessário de antibióticos em animais produtores de alimentos está colocando em risco a capacidade da medicina para tratar infecções com risco de vida em pacientes jovens.

O relatório, “Nontherapeutic Use of Antimicrobial Agents in Animal Agriculture: Implications for Pediatrics”, chama a atenção para a resistência a antimicrobianos e uma crescente crise de saúde pública que aponta para uma prática agrícola comum como uma causa contribuinte. De acordo com a AAP, acrescentando antibióticos para a alimentação de animais saudáveis ​​para promover o crescimento, aumenta a eficiência alimentar ou previne a doença entre os rebanhos em condições de superlotação muitas vezes deixa as drogas ineficazes quando são necessários para o tratamento de infecções em pessoas.

Mais de dois milhões de americanos ficam doentes com infecções resistentes aos antimicrobianos a cada ano, com mais de 23 mil mortes resultantes, de acordo com as estatísticas federais citadas no relatório. Para a maioria dos tipos de infecções notificadas ao Centro de Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos e Ativo Rede Doenças Vigilância de Prevenção em 2013, a maior incidência foi entre crianças menores de 5 anos de idade.

As crianças podem ser expostas a bactérias resistentes a múltiplas drogas, que são extremamente difíceis de tratar, se causar uma infecção, através do contato com animais que receberam antibióticos e através do consumo de carne desses animais.

Como seres humanos, animais de exploração agrícola devem receber antibióticos apropriados para infecções bacterianas. No entanto, o uso indiscriminado de antibióticos sem receita médica ou a entrada de um veterinário coloca a saúde das crianças em situação de risco.

O relatório AAP sublinha a importância de preservar os antibióticos para tratar a doença em humanos e animais. Os autores expressam preocupação de que um alimento voluntário e iniciativa Administração de Drogas e medidas propostas por membros do Congresso para reduzir o uso não terapêutico dos medicamentos reuniram-se com a oposição de agricultura e indústria.

Como o Brasil é um dos maiores produtores de carnes de diversos tipos é possível ou provável que por aqui também se use medicamentos nas criações.

Tags:  carne [4], consumo [5], infância [6], hormônio [7], frango [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário