Tênis de bebê

Imagem: Flickr/ Thomas

Compartilhar:

Qual o sapato ideal para bebês e crianças?

Criado em 26/07/16 11h30 e atualizado em 26/07/16 11h45
Por Portal EBC

Nos primeiros meses de vida, os pés do bebê precisam estar aquecidos e confortáveis. Para isso, bastam meinhas ou sapatinhos de lã. No entanto, uma vez que as crianças começam a dar seus primeiros passinhos ao ar livre, elas precisarão de sapatos para a proteção.

Confira, a seguir, algumas dicas para escolher o modelo ideal:

- Sola: a sola do calçado deve ser antiderrapante, para manter a criança firme em pisos escorregadios; maleável, para acompanhar os movimentos dos pés; e fina, para dar a sensação de segurança para os pequenos que estão começando a andar.

- Tamanho: não caia na tentação de comprar sapatos com a numeração maior para durar mais tempo. Um calçado frouxo pode ocasionar desequilíbrio e quedas. Da mesma forma, calçados apertados também devem ser eliminados, porque além de machucarem, prejudicam o crescimento dos pés. A recomendação é que o topo do dedão fique cerca de 2 centímetros a partir da borda interior do sapato.

- Ajustes: opte por calçados que contenham fecho de velcro: além de serem mais práticos para os pais, dão autonomia à criança. Tênis com cadarços devem ser evitados nos primeiros anos, para não haver o risco de a criança tropeçar quando eles estiverem desamarrados. Sapatos com elástico no calcanhar são bastante confortáveis e podem ter uma vida útil mais longa.

- Meias: o uso de meias é bastante indicado. Além de protegerem o calçado do suor, e da consequente proliferação de fungos, elas diminuem o atrito do pé com o sapato e podem trazer mais conforto.

- Material: a escolha do material também tem que ser avaliada. É importante que os calçados proporcionem a transpiração dos pés, o que faz com que materiais sintéticos, como o plástico, não sejam as melhores opções. Escolha sapatos de tecido, couro maleável, lona,..

- Reforço nos calcanhares: sapatos com reforço na zona do calcanhar garantem melhor apoio e estabilidade no andar. Da mesma forma, modelos que cobrem a parte de trás do tornozelo, são excelentes opções para quem está dando os primeiros passos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário