Desfile das escolas de samba em Vitória (ES).

Imagem:

Compartilhar:

De onde vem o carnaval?

Criado em 08/02/13 08h50 e atualizado em 29/01/15 10h33
Por Brasil Escola [2]

Desfile das escolas de samba em Vitória (ES)
Desfile das escolas de samba em Vitória (ES). (Fábio Gouveia / Creative Commons)

Tudo começou na Grécia, por volta dos anos  600 a 520 a.C.. A festa para esse povo era um momento de agradecer aos deuses pela fertilidade do solo, pela fartura da agricultura. A comemoração foi se tornando, com o tempo, cada fez mais forte e tradicional. As pessoas se empolgavam e passaram a beber bebidas alcoólicas em excesso e praticar sexo durante a festa. Por isso, era intolerável aos olhos da Igreja, que vê essas atitudes como atos pecaminosos.

Só em 590 d.C. a Igreja Católica aceitou e incorporou a data ao seu calendário, mas de uma forma diferente: com cultos oficiais e sem as práticas consideradas inadequadas. Mas o povo não gostou das mudanças, porque era muito diferente das origens. 

Só em 1545, o carnaval voltou a ser uma festa popular, por causa do Concílio de Trento, uma reunião ecumênica que definiu muitos dogmas e doutrinas da Igreja Católica. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia.

Saiba mais na reportagem da TV Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Naquela época, a festa se baseava em desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Só no século XIX surgiram os blocos carnavalescos, com carros decorados e pessoas fantasiadas.

De lá pra cá, tudo foi crescendo e se aperfeiçoando. Agora, o carnaval é uma das maiores comemorações do país. 

Tags:  carnaval [3], origem [4], história [5], começo [6], Grécia [7], festa pagã [8], fartura [9], atos pecaminosos [10], luxúria [11], álcool [12], festa [13], fantasia [14], Blocos [15], brincandocarnaval [16]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [17] Fazer uma Reclamação [17] Fazer uma Elogio [17] Fazer uma Sugestão [17] Fazer uma Solicitação [17] Fazer uma Simplifique [17]

Deixe seu comentário