Cosme e Damião

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe quem são Cosme e Damião?

Criado em 24/09/13 14h13 e atualizado em 25/09/14 08h41
Por Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Cosme e Damião
Santos Cosme e Damião

Saquinhos de doces recheados de balas, chocolates e outras tantas iguarias feitas de açúcar fazem a alegria de crianças em todo o país no dia 26 de setembro. Trata-se do dia de Cosme e Damião, em que a brincadeira preferida dos pequenos é sair às ruas em busca das guloseimas. A tradição remete a origens religiosas e, dependendo da crença, ganha um novo significado.

Segundo o catolicismo, Cosme e Damião são santos e mártires do Império Romano no século IV. Em 26 de setembro, lembra-se o martírio dos irmãos na Síria, em perseguição, quando teriam sido decaptados.

Leia mais no Portal EBC: 

Cosme e Damião ou Ibejis? Conheça a diferença [2]

Segundo a tradição católica São Cosme e São Damião eram irmãos médicos que curavam, gratuitamente, pessoas e animais. Em suas ações de caridade e evangelização, distribuíam doces a crianças o que marcou a figura da dupla. 

“Para o catolicismo, o Dia de São Cosme e São Damião é uma festa litúrgica, de celebração dos santos. Não há qualquer referência ou obrigatoriedade de se distribuir doces. Mas, se as pessoas encaram de maneira católica essa tradição e querem repetir os gestos dos santos de distribuir doces, por pura caridade, não há problemas”, explica o professor de História da Igreja, do Instituto de Teologia Bento XVI, Felipe Aquino. “A comemoração católica tradicional lembra os santos, celebra São Cosme e São Damião no Evangelho e pede a interseção dos mesmos, junto aos que tem fé”, complementa Aquino. 

Tags:  Cosme [3], Damião [4], doces [5], santos [6], 26 de setembro [7], católicos [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário