Para alimentar os passarinhos é preciso tomar alguns cuidados

Imagem:

Compartilhar:

Como alimentar beija-flores?

Criado em 29/08/14 08h45 e atualizado em 23/09/15 10h39
Por Eco4u [2]

Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média de seis a doze centímetros de comprimento e que pesam de duas a seis gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores.

O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas de setenta a oitenta vezes por segundo. Iso representa um gasto de energia enorme e precisa ser reposto.

Nós podemos ajudar os bichinhos nessa reposição oferecendo água doce no bebedouro. Porém temos que ter alguns cuidados. De outro modo, podemos prejudicar a saúde deles ao invés de ajudar:

- Usar sempre água filtrada: a água da rede pública é tratada com compostos de cloro ou flúor em dosagens insignificantes para os humanos mas prejudiciais para os organismos de aves de pequeno e médio porte.

- Misturar a água com açúcar comum: o mel, o açúcar mascavo e demais preparados caseiros têm uma maior tendência à fermentação.

- Acrescentar uma pitadinha de sal: estudos mostraram que uma pequena adição de sal na dieta líquida provoca um aumento na resistência às doenças causadas principalmente por fungos.

- É muito importante lavar os bebedores todos os dias e sempre trocar a solução, nunca completá-la : a fermentação do açúcar, a contaminação de algum outro pássaro doente e a formação de fungos no bebedouro causam doenças.

- Mantenha o bebedouro livre de insetos: formigas, vespas, baratas etc. carregam parasitas, especialmente fungos que causam doenças.

- A limpeza, em caso de escurecimento das flores de plástico, deve ser feita com algum composto clorado (destinado a purificar alimentos como verduras) e jamais usar produtos comuns de limpeza.

Tags:  beija-flor [3], como alimentar [4], bebedouro [5]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário