Mar azul

Imagem:

Compartilhar:

Por que o mar é azul?

Criado em 26/03/15 11h34 e atualizado em 26/03/15 11h50
Por Hospital Inantil Sabará [2]

Você já reparou que o mar só é azul quando visto de longe e que fica transparente quando você pega ele com a mão em conchinha ou quando leva para brincar no baldinho debaixo da barraca? Pois é, a água do mar, do rio, da cachoeira ou da torneira, é sempre transparente, a cor que nós vemos vai depender da quantidade de areia e outros microorganismos que não conseguimos ver e que ficam lá, flutuando na superfície da água, e que acabam refletindo a luz do sol. Nós vemos o mar azul à distância porque na verdade estamos vendo o sol refletindo nessas substâncias em maior quantidade, que absorvem as outras cores e refletem o azul. Mas quando vemos de pertinho esse reflexo diminui, e a água fica transparente de novo.

Apesar de o mar refletir um pouco a cor do céu, ele não é azul por causa dele, mas sim porque a luz azul não é absorvida. Caso contrário o mar deveria ficar branquinho quando o céu está todo nublado, não é mesmo?

O mar só reflete a cor azul porque a absorção da luz é seletiva, e quando a luz penetra na água ela absorve o espectro eletromagnético das radiações que (olha só!) correspondem à luz vermelha. Ué, mas e o azul, você vai pensar. Acontece que o azul é a cor complementar à vermelha, então a que consegue atravessar é o azul. Assim, quanto maior a quantidade de água, mais azulzinha ela vai parecer. Por outro lado também existe mar verde, não é? É fácil de entender, seguindo o mesmo princípio: se você prestar atenção, nas praias próximas às ilhas e à costa, a água fica mais para verde do que para azul. Isso acontece porque existe mais matéria orgânica amarelada, como algas e sedimentos que interferem na reflexão da luz e quando se misturam com o verde forma a cor azul.

Ou seja, dependendo da quantidade e do tipo de partículas que estiverem em suspensão na água, o mar pode, na verdade, apresentar várias cores diferentes – e é verdade que nem todas são tão bonitas quanto o azul que você está acostumado. O Mar Negro, por exemplo, que fica entre a Turquia e a Rússia, tem esse nome justamente por causa da presença de bactérias que dão origem a ácidos escuros, que interferem na reflexão da luz. Já o Mar Vermelho, entre a Arábia e a África, tem águas ricas em ferro, mas mesmo assim essa coloração só aparece em alguns pontos. A água também pode ficar marrom em dias de chuva ou de tempestade por causa dos ventos e das correntezas que carregam detritos e reviram o fundo, mexendo a areia e deixado mais sedimentos em suspensão. 

Tags:  por que o mar é azul [3], cor do mar [4], reflexão [5], água [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário