Compartilhar:

O que é o buraco negro?

Criado em 17/08/15 12h05 e atualizado em 17/08/15 12h09
Por ABC da Astronomia Fonte:TV Escola [2]

Os buracos negros são objetos celestes tão densos que nem mesmo a luz consegue escapar de seu campo gravitacional, ou seja, tudo que está por perto é sugado para dentro dele. Dá um pouco de medo imaginar um lugar com todo esse poder, mas parece que se não fosse por um deles a nossa galáxia não estaria equilibrada. Essa ideia nasceu bem antes da cosmologia moderna mas ganhou forma nas equações de Einstein. Neste ABC da Astronomia, você conhece um pouco os estudos sobre esse mistério.

O ABC da Astronomia é uma série que viaja pelo alfabeto da língua portuguesa e, em 30 episódios, apresenta os principais conceitos da ciência que estuda as estrelas. A cada programa, o professor e astrônomo Walmir Cardoso nos mostra um tema derivado de uma letra. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz, como grande diferencial, o ponto de vista do hemisfério sul sobre os temas e conceitos.

 

Tags:  buraco negro [4], astronomia [5]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário