Imagem:

Compartilhar:

Por que os meninos fazem xixi em pé e as meninas não?

Criado em 26/10/15 10h40 e atualizado em 26/10/15 10h45
Por Universidade das Crianças [2]

Meninos e meninas podem fazer xixi da forma como quiserem. Mas grande parte das meninas fazem xixi sentadas no vaso e grande parte dos meninos fazem em pé porque aprenderam a fazer dessa forma. Não existe nada no corpo dos meninos e das meninas que indica que isso deve ser sempre assim. Alguns meninos se sentem melhor fazendo xixi sentados no vaso e algumas meninas fazem xixi em pé, dobrando apenas um pouco os joelhos, você já viu? É comum também os homens que dividem o banheiro com mulheres, em suas casas, fazerem xixi assentados, para não sujar a borda do vaso, onde as mulheres assentam.     

Agora, para muitos meninos é realmente mais fácil fazer xixi em pé sem se molharem. Isso acontece porque a uretra, que é o canalzinho por onde o xixi passa, fica dentro do pênis dos meninos e, dessa forma, eles podem apontar o jato de urina para longe do corpo deles, quando seguram o pênis. Já a uretra das meninas fica na parte de dentro do corpo. Dessa forma, elas não têm como direcionar o jato da urina para longe do corpo e fica mais difícil fazer xixi sem se molharem. Mas tem menino que se molha ao fazer xixi  em pé e tem menina que consegue fazer xixi em pé sem se molhar também. E aí, essa regra de que meninos têm que urinar em pé e meninas têm que urinar assentadas apenas atrapalha, percebe?    

Sabe de uma coisa? O importante é que cada pessoa possa fazer xixi da maneira que seja mais agradável e saudável para ela e para as pessoas com quem ela convive. Assentar em vasos sanitários sujos não faz bem para a saúde, pois podemos ficar doentes. Fazer xixi em pé e deixar a borda do vaso suja para quem vai usar o vaso depois também não é uma atitude correta. E fazer xixi em pé e se molhar é muito desagradável! 

Tem gente que diz que muitos homens fazem xixi em pé porque não são eles que limpam os banheiros de suas casas e, assim, acham que podem sujar o chão e o vaso à vontade, pois não terão o trabalho de limpar depois. Esses homens pensam, de forma errada, que somente as mulheres devem fazer as tarefas domésticas.  

Será que isso é verdade? Como podemos descobrir isso?    

Tags:  meninos e meninas [4], diferenças [5], xixi [6], Gênero [7], sexismo [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário