Compartilhar:

Como se formam as ondas do mar?

Criado em 22/03/16 18h10 e atualizado em 22/03/16 21h33
Por Hospital Infantil Sabará [2]

A maioria das ondas se formam a partir do sopro do vento na superfície do mar. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda. Se a ondulação formada ainda for pequena e o vento parar de soprar, as ondas somem com ele. Agora, se o vento continuar, essa ondulação vai ficando mais alta, mais comprida e mais rápida até formar as ondas que conhecemos. E, mesmo que o vento pare, ela continua se propagando até chegar na areia. Mas, para isso acontecer, o vento precisa soprar por um tempo e percorrer uma longa distância na superfície, que é chamada de pista. Por esse motivo, em uma lagoa, não existem ondas grandes como no mar, por exemplo. Pois não há pista suficiente para que elas aumentem.

Algumas ondas surgem de tremores ocorridos nas profundezas do oceano ou até mesmo de eventos externos vindos da natureza, como algo pesado que caia sobre as águas do mar. A maneira de propagação cotinua a mesma, o que muda neste caso é apenas sua origem.

Componentes

A onda é composta basicamente por três partes: a crista, o cavado e a área de rebentação. A crista é a parte mais alta da onda, o cavado é a base da estrutura que sustenta a onda e a área de rebentação, como o próprio nome já diz, é onde a onda, geralmente, se quebra. É essa a área ideal para a prática de um dos esportes aquáticos mais populares do Brasil: o surfe. Surfar é mesmo muito divertido, mas, como em qualquer esporte precisamos tomar alguns cuidados.Afinal de contas, você não vai querer tomar um caldo e aparecer de pernas para cima na areia. Ou será que vai?

Por que a onda se quebra? 

Porque a medida que ela vai percorrendo a superfície do mar em direção à costa, a crista vai ficando cada vez mais alta e o cavado cada vez mais perto da areia. Até que em um determinado momento a onda perde o equilíbrio e quebra por cima do cavado, podendo quebrar na área de rebentação de várias formas. A formas mais conhecidas são: mergulhante e deslizante. Quando as ondas quebram mergulhando, elas formam os famosos tubos d’água, que são adorados pelos surfistas. Já a quebra deslizante acontece em praias rasas e poucoinclinadas, o que faz com que a onda vá quebrando gradativa e suavemente, antes mesmo de chegar mais perto da costa.

Saiba mais:

Tags:  onda [4], Mar [5], vento [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário