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Arquitetos britânicos elogiam obras de revitalização da zona portuária do Rio

Criado em 04/02/15 16h20 e atualizado em 04/02/15 16h22
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil [2]

 

Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes inaugura sala de visitação do Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária do Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária, foi uma das obras visitadas pelos arquitetos do Reino Unido Tânia Rêgo/Agência Brasil

Arquitetos do Royal Institute Of British Architects (Riba), do Reino Unido, e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) percorreram hoje (4) as obras de revitalização da zona portuária do Rio, o chamado Porto Maravilha, no centro da capital fluminense. 

Durante a visita técnica, o diretor Iinternacional do Riba, Marcus Delley acompanhou as obras do túnel da Via Binário, do Passeio Marítimo e o Museu do Amanhã. Nos próximos dias, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deve anunciar o prazo de conclusão das obras. 

"Esta é a primeira de uma série de visitas que faremos. Os projetos que vi estão em fase inicial, mas parecem úteis e de muito valor, especialmente o túnel que desafoga o tráfego em diversas áreas importantes da cidade, o que é algo positivo. O Museu do Amanhã é bastante promissor e será interessante vê-lo concluído. Por enquanto, tivemos uma pequena amostra do que será", avaliou Delley.

Arquitetos brasileiros informaram a Marcus Delley que apenas uma via do túnel da Via Binário é utilizada. Acrescentaram que, quando estiver concluído, ele permitirá o tráfego diário de 55 mil veículos. Outra área visitada pelo diretor da Riba foi o Passeio Marítimo, parte do projeto Porto Maravilha.

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), Alberto Silva, a extensão do passeio, no trecho do elevado da  Perimetral, demolido em 2014, possibilitará, após o término das obras de revitalização, o reencontro com a paisagem da Baía de Guanabara.

"É um verdadeiro resgate da arquitetura da cidade. Cariocas e visitantes redescobrem construções como Moinho Fluminense, Edifício Paranapanema e Mosteiro de São Bento. A prioridade ao pedestre tem como símbolo maior a retirada da Perimetral e a liberação da frente marítima", disse Silva.

Após o término das obras, a região receberá diversos empreendimentos comerciais, o que preocupa o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira. Segundo ele, há necessidade da área ter mais empreendimentos habitacionais, pois as torres corporativas reproduzirão o modelo do centro da cidade. Conforme Moreira, a região acaba tendo um uso estabelecido, que é o comercial, e a infraestrutura instalada acaba morrendo.

"A cidade melhor é a de múltiplos usos, não especializada no uso de grandes corporações. Todo investimento público acaba não realizando a cidade que queremos. Ela acaba sem uso nos fins de semana. Fica uma cidade morta. Misturar o uso habitacional às torres corporativas é importante. Estamos cobrando do governo municipal para que ele esteja atento e incentive o capital imobiliário", concluiu Moreira.

Editor Armando Cardoso
Tags:  rio [3], porto maravilha [4], obras [5], arquitetos britânicos [6], visita [7], Geral [8]
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