Compartilhar:

Carnaval no Distrito Federal teve mais foliões e menos violência

Criado em 19/02/15 19h24 e atualizado em 19/02/15 19h40
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

banner_carnaval2015

O carnaval no Distrito Federal (DF) levou cerca de 1 milhão de pessoas às ruas, um aumento de 30% em relação a 2014, segundo balanço divulgado hoje (19), pela Secretaria de Segurança Pública. Nesse período, quatro pessoas foram assassinadas - 69% a menos que no carnaval de 2014 - e registradas 17 tentativas de homicídio, uma diminuição de 32% em relação ao ano passado.

Irreverência e sátira política marcam desfile do Pacotão (Valter Campanato/Agência Brasil)

Desfile do tradicional bloco Pacotão pelas ruas de Brasília (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Nos locais de festa, de acordo com a secretaria, 29 foliões foram roubados e ocorreram 34 furtos. A polícia prendeu 164 pessoas e 100 adolescentes foram apreendidos. Foram registrados ainda 26 casos de porte ilegal de arma do fogo, 46 roubos de veículos e 17 roubos a coletivos.

“Este ano nós tivemos um carnaval com um número de pessoas muito maior que normalmente tínhamos no DF, e apesar disso, tivemos redução de ocorrências em praticamente todas as naturezas criminais”, disse o secretário de Segurança Pública, Arthur Trindade.

Nas rodovias federais que cortam o DF, entretanto, dobrou o número de mortes, durante o carnaval. Foram dez mortes este ano, contra cinco no mesmo período de 2014.  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atribui o aumento a acidentes “atípicos”. No dia 15, segundo a PRF, seis pessoas morreram num acidente envolvendo um carro que fugia da polícia. O veículo invadiu a pista contrária e bateu em outro carro. No dia 13, mais uma batida frontal deixou quatro pessoas mortas.

Por outro lado, houve redução de 25% no número de acidentes, caindo de 70, em 2014, para 52 este ano. O número de feridos também diminuiu: foram 41 este ano e 51 em 2014, uma redução de 20%, de acordo com a PRF.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário