Compartilhar:

STF recebe pedidos para divulgar lista suja do trabalho escravo

Criado em 27/02/15 09h13 e atualizado em 27/02/15 09h38
Por Ariane Póvoa Fonte:Radioagência Nacional [2]

Instituições governamentais cobram da Justiça a retomada da divulgação da chamada lista suja do trabalho escravo.
 
A listagem é um cadastro criado por uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), que apresenta empresas flagradas submetendo empregados a uma situação análoga à de escravidão.

Confira áudio no player abaixo: 

Creative Commons - CC BY - 3.0 - STF recebe pedidos para divulgar lista suja do trabalho escravo 

A relação era divulgada semestralmente no site do MTE desde 2003, mas  no fim de dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a divulgação da lista, devido a uma liminar concedida pelo Presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.
 
O pedido foi feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que alega a inconstitucionalidade do cadastro, por ter sido instituído por uma portaria, em vez de uma legislação própria.
 
De acordo com a ministra da SHD, Ideli Salvatti, outros agentes econômicos já tentaram barrar a divulgação da lista, mas o judiciário não acatou. Ela disse que a decisão do ministro Lewandowski surpreendeu.

Tags:  STF [3], trabalho escravo [4], MTE [5]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário