Compartilhar:

Dilma e ministra lamentam a morte da advogada Therezinha Zerbini

Criado em 15/03/15 16h04 e atualizado em 15/03/15 16h15
Por Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil [2]

A presidenta Dilma Rousseff e a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, lamentaram neste domingo (15) a morte da advogada Therezinha Zerbini, fundadora do Movimento Feminino pela Anistia. A ativista morreu no sábado (14), aos 87 anos, em São Paulo.

Em nota, Dilma disse que Therezinha simboliza a coragem da mulher brasileira e lembrou a trajetória da advogada na defesa da democracia. “Tive o privilégio de conviver com Therezinha Zerbini em situações extremas: num cárcere da ditadura, onde nos conhecemos em 1970, e na luta pela Anistia, da qual ela foi pioneira, ao criar, em 1975, o Movimento Feminino Pela Anistia”.

Segundo a presidenta, Therezinha foi protagonista “de uma das mais belas campanhas democráticas que nosso país conheceu”.

A ministra Eleonora Menicucci também destacou a trajetória política de Therezinha e a convivência com a advogada durante a participação em movimentos que lutaram pela redemocratização do país e pela anistia, na década de 1980.

“Ela era uma grande lutadora pela democracia e pela liberdade.  A visibilidade da participação das mulheres no combate à ditadura se deve muito à Therezinha Zerbini. A democracia brasileira e as mulheres perdem uma grande defensora, que deixa seu nome escrito na história do Brasil também pela luta das mulheres”, disse a ministra, também por meio de nota.

Editor Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário