Compartilhar:

Inmetro divulga resultados sobre acidentes de consumo no Brasil

Criado em 07/04/15 08h55 e atualizado em 07/04/15 09h06
Por Valter Lima Fonte:Rádios EBC [2]

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou os resultados da primeira pesquisa nacional sobre o perfil dos acidentes de consumo no Brasil.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de dezembro de 2014 e 28 de janeiro de 2015, com consumidores de todo o Brasil, e teve o objetivo de identificar os produtos e serviços que oferecem mais risco à saúde e à segurança dos clientes.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Inmetro divulga resultados sobre o perfil dos acidentes de consumo no Brasil

O assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Paulo Coscarelli, explica que a pesquisa foi dividida em duas categorias: por famílias de produtos e os produtos em si. Em relação a família de produtos, os eletrodomésticos são os que mais causam acidentes, com 24%, seguidos por embalagens, com 20%, e os utensílios domésticos, com 13%. Na categoria de produtos, as embalagens de latas lideram o número de acidentes, com cerca de 15% dos incidentes relatados na pesquisa.

Paulo Coscarelli identifica pelo resultado da pesquisa que os acidentes acontecem basicamente por duas questões: "a primeira pode ser por falha do produto. Mas o acidente também acontece por mau uso do consumidor. Ainda que o consumidor seja instruído a manusear o produto corretamente, ele de vez em quando toma decisões não muito seguras e prudentes", esclarece o assistente.

Tags:  Inmetro [4], acidentes [5], consumo [6], pesquisa [7], embalagens de lata [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário