Imagem:

Compartilhar:

MST mantém ocupação do Incra em São Paulo

Criado em 30/04/15 18h50 e atualizado em 30/04/15 21h18
Por Bruno Bocchini Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) mantiveram na tarde de hoje (30) a ocupação da sede de São Paulo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no bairro de Higienópolis, região centro-oeste da capital. Segundo o movimento, a ocupação, iniciada na manhã de hoje, é feita por cerca de 600 manifestantes e deverá se estender até amanhã, 1º de maio. A ação faz parte da Jornada de Luta pela Reforma Agrária feita pelo MST ao longo do mês de abril.

Entre as reivindicações do movimento estão a desapropriação de novas áreas para a reforma agrária; assistência técnica, infraestrutura, e um programa de agroecologia para os assentamentos já existentes. A ocupação pretende também mostrar o descontentamento do movimento com o ajuste econômico do governo federal.

“As famílias conquistam a terra, mas não têm liberação de recursos. Sem isso, não conseguem constituir moradia. Temos problemas primários como falta de água e falta de poços artesianos para consumo e irrigação”, destacou a coordenadora nacional do MST, Kelli Mafort.

O movimento protesta também contra o contingenciamento de recursos que seriam destinados a reforma agrária. “A reforma agrária está bloqueada pela força que exerce o agronegócio e a especulação imobiliária. O corte do Levy piora ainda mais o que já está ruim. Estamos em luta para não perder nenhuma conquista e para desbloquear a reforma agrária e o contingenciamento do Orçamento”, ressalta Mafort.

No início da noite, o Incra informou que está sendo instalada infraestrutura – estradas, acesso à água, moradia, eletrificação e assistência técnica – em 11 assentamentos no estado. Segundo o órgão, o cronograma das obras de melhoramento é acompanhado pelo MST passo a passo.

“Mas ainda tem demanda de infraestrutura. Tem muitos assentamentos no estado que ainda estamos instalando [infraestrutura]. O cronograma da instalação eles estão acompanhando pari passu”, destacou o superintendente do Incra no estado, Wellington Diniz Monteiro.

Quanto ao contingenciamento de recursos, o Incra ressaltou que o órgão tem previsão, em 2015, de aumento do orçamento para obtenção de terras para a reforma agrária, em comparação com o ano anterior.

“Só para ter uma ideia, para o Incra, para obtenção de terras, o planejamento orçamentário deste ano é 40% a mais. Estamos partindo de R$ 600 milhões, de 2014, recursos destinados a arrecadação de terras, para R$ 1 bilhão, em 2015”.

*Matéria alteradea às 20h38 para acréscimo do posicionamento do Incra.

Tags:  MST [5], Incra [6], ocupação [7], são paulo [8], Geral [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário