Pnad Contínua mostra taxa de desemprego estável no terceiro trimestre

Imagem:

Compartilhar:

Dia do Trabalhador: CLT completa 72 anos

Criado em 01/05/15 15h04 e atualizado em 01/05/15 15h23
Por Priscila Rangel Fonte:Radioagência Nacional [2]

Diversos países celebram as lutas e conquistas dos trabalhadores ao longo da história no 1º de maio. No Brasil, além de ser feriado nacional, o dia do trabalho marca o aniversário da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas – que completa 72 anos.

No início do século XX, a classe trabalhadora no Brasil passou a reivindicar a regulamentação do trabalho e da jornada. Esses movimentos influenciaram o então presidente Getúlio Vargas a sancionar a CLT, em 1943, unificando toda a legislação trabalhista existente no país.

O documento tem 922 artigos e garante uma série de direitos aos trabalhadores, entre eles, ter a carteira de trabalho assinada, receber vale-transporte e décimo terceiro salário, usufruir de licença maternidade e 30 dias de férias.

O sergipano Alessandro Francisco dos Santos, de 37 anos, saiu do interior há quase vinte anos, rumo a capital, com um sonho: ter uma vida profissional. Apesar das dificuldades, Alessandro Francisco conseguiu o primeiro emprego e transformou a experiência ruim em uma oportunidade para a vida. Ele criou a Associação dos Desempregados de Sergipe.

De acordo com o presidente da Associação dos Advogados trabalhistas do Distrito Federal, Carlúcio Coelho, a CLT é responsável por avanços consideráveis. Por outro lado, Coelho acredita que o documento poderia ser melhorado no que diz respeito à tributação de impostos para os empresários.

Em1941, dois anos antes de sancionar a CLT, Getúlio Vargas criou a Justiça do Trabalho para resolver problemas ligados às relações trabalhistas. Inicialmente ela foi mantida na esfera administrativa, mas hoje integra o Poder Judiciário.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário