Compartilhar:

Profissionais são capacitados para atuar em áreas sensíveis a desastres naturais

Criado em 26/05/15 16h43 e atualizado em 26/05/15 16h54
Por Alana Gandra Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil [2]

A Federação de Instituições Beneficentes do Rio de Janeiro (FIB-RJ) capacitará profissionais do sistema de garantia dos direitos, saúde, educação, assistência social e defesa civil da infância e adolescência, para desenvolverem ações de prevenção em áreas suscetíveis a desastres naturais. A ação conta com o apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). “A gente está trabalhando sob a ótica da prevenção”, disse hoje (26) a psicóloga Roberta Dutra. Ela é especialista em redução de risco de desastres e mudanças climáticas em bases comunitárias e governamentais.

Petrópolis

Morte de crianças e adolescentes em acidentes provocados por inundações, tempestades e deslizamentos chega a 6,3 por 100 mil (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ela destacou que as crianças e adolescentes, além de mulheres, idosos e portadores de deficiências estão entre o público mais vulnerável a desastres naturais. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, a mortalidade de crianças e adolescentes por acidentes que envolvem forças da natureza, entre os quais inundações, tempestades e deslizamentos de terra, chega a 6,3 por 100 mil. “Por isso, é importante a gente fortalecer essa cultura (da prevenção)”, comentou a psicóloga.

Para tanto será desenvolvido o curso gratuito Rede para Proteção da Infância em Situação de Desastres Naturais. A aula inaugural será no dia 18 de junho, seguida de 32 horas de aula à distância. Serão ministradas aulas à distância também nas cidades de Florianópolis, em 18 de julho; Manaus, em 15 de agosto; Salvador, em 12 de setembro, e Brasília, em 17 de outubro.

Alguns países que já desenvolvem ações de prevenção na área de desastres naturais, como o Japão, por exemplo, estão avançados no treinamento e formação de profissionais. Roberta lembrou que a partir da tragédia que ocorreu na região serrana fluminense, em janeiro de 2011, que matou pelo menos 900 pessoas e deixou mais de 7 mil desabrigados, foi aprovada a Lei 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, cuja diretriz é a questão da prevenção.

A expectativa é capacitar ao menos 400 profissionais para o apoio a crianças e adolescentes atingidos por desastres naturais e mudanças climáticas em todo o país. A presidenta da FIB-RJ, Deise Gravina, destacou que esse público-alvo é vulnerável em situações de riscos e desastres não só por suas consequências imediatas, mas pelos problemas que resultam dessas situações ao longo do tempo.

Tags:  crianças [6], adolescentes [7], proteção [8], prevenção [9], direitos [10], desastres naturais [11], rede [12], FIB-RJ [13], Conanda [14], profissionais [15], Defesa Civil [16], curso [17], Geral [18]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [19] Fazer uma Reclamação [19] Fazer uma Elogio [19] Fazer uma Sugestão [19] Fazer uma Solicitação [19] Fazer uma Simplifique [19]

Deixe seu comentário