Homem ansioso

Imagem:

Compartilhar:

Síndrome de Solomon: entenda o medo de se destacar

Criado em 10/07/15 11h41 e atualizado em 15/07/15 11h24
Por Cotidiano/Rádio Nacional de Brasília Fonte:Rádios EBC [2]

O Cotidiano conversou com o  psicólogo e mastercoach João Alexandre Borba que veio esclarecer o que seria a síndrome de Solomon."Foi um experimento feito na década de 50 pelo psicológo Solomon Asch com 123 alunos. Ele colocou dentro de uma sala de aula sete alunos que já sabiam a resposta de uma situação que ele criou, onde foi colocada uma imagem com três linhas completamente diferentes uma das outras e colocou uma quarta linha que era igual uma das outras três. Os sete alunos que sabiam a resposta foram induzidos por Asch para darem a resposta errada e diziam que a linha certa era a primeira. Enquanto isso, o oitavo estudante entrava na sala achando que o resto dos garotos participava da mesma prova de visão que ele e também era induzido. Ele até percebia o erro, mas se induzia pelos outros", explica. 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Conheça a síndrome de Solomon, o medo de se destacar

O psicólogo explica que este resultado é em função da pressão social. João  Borba alerta que desde a infância esta síndrome já deve ser observada. "Esse movimento de olhar para si mesmo deve ser incentivado desde a infância para que o individuo vá se formando como alguém capaz de acreditar nele. A raiz de tudo vem muito do olhar que nossos pais dão para gente", explica.  
 
Uma sugestão de João Borba é fazer uma lista de ao menos 30 qualidades pessoais, para mostrar o que tem para oferecer ao mundo. Depois fazer outra lista de momentos em que a pessoa tem oportunidade de expor e aprimorar estas carecterísticas, de forma que se ganhe segurança e se torne cada vez mais única e especial.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário