Compartilhar:

Estudantes praticam esportes olímpicos e paralímpicos no Maracanã

Criado em 10/08/15 13h13 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil [2]

Estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro participam hoje (10), no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, de um projeto para conhecer nove esportes olímpicos e paralímpicos. O Festival Esportivo Transforma, realizado pelo comitê organizador dos Jogos Rio 2016 até as 17h, oferece aos estudantes um passeio pelo estádio e a possibilidade de praticar esportes como rugby, hóquei sobre grama, tiro com arco e esgrima.

Além de experimentar esses esportes, que estarão nos Jogos Olímpicos, cerca de 400 crianças conheceram duas modalidades dos Jogos Paralímpicos: o vôlei sentado e o goalball, voltado para pessoas com deficiência visual.

Diretora da Escola Municipal Friedenreich, no Complexo do Maracanã, Sandra Russomano, informou que o festival é necessário para crianças e que o esporte precisa ser cada vez mais inserido na vida delas. Durante o tour, ela ficou satisfeita com a emoção dos alunos na visita ao vestiário dos jogadores e com a esperteza de alguns que, pouco a pouco, foram reconhecendo as camisas das seleções de outros países. “Tem criança de 4 anos que já identifica a camisa de algumas seleções.”

Felipe Carvalho,de 5 anos, foi um dos alunos que participaram do festival. Depois de visitar o vestiário do Maracanã, ele disse já conhecer a camisa da seleção de vários países. Ele afirmou estar ansioso para experimentar os esportes após o tour.

Faltando um ano para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a coordenadora do Transforma, Dora Castanheira, destacou a importância do evento. Segundo ela, além de conhecer os esportes que estarão nos Jogos, é importante para as crianças a ampliação de seus conhecimentos culturais, gerando a consciência de igualdade social.

“Com os esportes Paralímpicos, isso poderá ser observado melhor, pois, a partir do momento que as crianças vivenciarem o papel dos atletas com deficiência, elas valorizarão o potencial de rendimento dessas pessoas e esquecerão sentimentos de assistencialismo e paternalismo com o deficiente. É o desenvolvimento humano por meio do esporte.”


 

Editor Armando Cardoso
Tags:  Rio 2016 [3], escolas públicas [4], crianças [5], esportes [6], Geral [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário