Compartilhar:

Após promessa de negociação, MTST desocupa Ministério da Fazenda em São Paulo

Criado em 23/09/15 13h13 e atualizado em 23/09/15 13h20
Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

MTST ocupa prédio do Ministério da Fazenda em São Paulo

MTST ocupa prédio do Ministério da Fazenda em São PauloDaniel Mello

Os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que haviam ocupado hoje (23) de manhã a sede do Ministério da Fazenda na capital paulista, deixaram o prédio no início da tarde. A decisão de encerrar o ato foi tomada após a notícia de que uma comissão do movimento será recebida em Brasília, onde também ocorreu a manifestação. A ação foi coordenada para acontecer simultaneamente em várias capitais.

Os manifestantes começaram a se concentrar por volta das 9h em frente à Estação da Luz, na região central da cidade. Após curta passeata, o grupo interrompeu o trânsito na Avenida Prestes Maia e tomou as escadas e o saguão de entrada do edifício. Ao forçar a entrada, os manifestantes acabaram quebrando duas portas de vidro.

Segundo o coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, o ato é um protesto contra os cortes de recursos destinados a programas sociais do governo federal. “Ocorreram cortes brutais nas áreas sociais, inclusive de moradia, que ameaçam o programa Minha Casa, Minha Vida para 2016. Por causa disso, o MTST resolveu fazer hoje uma jornada contra os cortes. Para nós, o ajuste fiscal tem de ser revolvido taxando o andar de cima, não cortando de quem já não tem”, declarou Boulos durante a manifestação.

Ao pedir aos militantes que deixassem o prédio, Boulos afirmou que caso não haja avanços na negociação com o governo, serão feitos novos protestos. “A gente espera que o governo tenha entendido o recado e que o resultado seja positivo”, disse do alto do carro de som.

A principal demanda do movimento é a manutenção do ritmo das obras e contratações do Minha Casa, Minha Vida. De acordo com Guilherme Boulos, o montante apresentado no orçamento, de R$ 15 bilhões, permite, além da continuidade das obras em andamento, a contratação de menos de 200 mil novas unidades. “A nossa reivindicação mais específica é a garantia de orçamento para o Minha Casa, Minha Vida 3, com prioridade para os empreendimentos de entidades”, destacou.

Editor Graça Adjuto
Tags:  MTST [3], desocupação [4], Ministério da Fazenda [5], são paulo [6], Geral [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário