Compartilhar:

Rio Grande do Sul decreta situação de emergência coletiva em 26 cidades

Criado em 13/10/15 22h46
Por Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

O governo do Rio Grande do Sul decretou hoje (13) situação de emergência coletiva em 26 dos 57 municípios atingidos por chuva e granizo. Segundo a assessoria de comunicação do estado, o documento lista as cidades mais afetadas de acordo com o levantamento feito pela Defesa Civil. Outras localidades podem ser incluídas ao longo desta semana.

O decreto tem validade de seis meses e, a partir de agora, os municípios terão  dez dias para apresentar um levantamento dos danos. Com a documentação, o estado pode pedir o reconhecimento de situação de emergência para o governo federal, o que permite o repasse de recursos federais para as localidades atingidas.

Segundo a assessoria do governo, as 26 cidades incluídas no decreto foram: Alegrete, Alvorada, Agudo, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Candiota, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Itaara, Joia, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Mata, Miraguaí, Montenegro, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Rosário do Sul, Santa Maria, Santiago, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, São Gabriel e Silveira Martins.

No último boletim divulgado, a Defesa Civil do estado informou que o número de desabrigados e desalojados começou a cair, pois as chuvas diminuíram. Mas mesmo com a melhora, a previsão é que amanhã ocorram novas precipitações. As equipes do órgão estão em alerta.

Até o momento 5.473 pessoas encontram-se desalojadas e 3.039 ainda estão em abrigos. As pessoas atingidas somam 49.228 e 9.900 residências foram danificadas. Entre os principais rios e lagos do estado, cinco ainda estão com nível acima do nível de alerta.

A Defesa Civil informou que algumas rodovias estaduais estão bloqueadas. É o caso da RSC 287, quilômetro (km) 228, em Santa Maria. Para chegar até a cidade, a população deve usar a BR 290. A ERS 511, também em Santa Maria, está liberada na altura do km 07 para o trânsito de veículos leves e caminhões sem carga. A ERS 115 está totalmente bloqueada do km 22 ao km 33, entre Três Coroas e Gramado, devido aos danos causados pelas chuvas.
 

Editor Fábio Massalli
Tags:  Rio Grande do Sul [3], chuva [4], granizo [5], desalojados [6], Enchente [7], Geral [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário