Compartilhar:

Clima: “El Niño” influencia na distribuição de chuvas no território brasileiro

Criado em 05/11/15 17h52 e atualizado em 05/11/15 17h54
Por MCTI [2]

No final de outubro, especialistas de instituições do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de instituições brasileiras de previsão climática avaliaram as condições climáticas antecedentes no País e fizeram as projeções para o trimestre referente aos meses de novembro e dezembro deste ano, além de janeiro de 2016. Essas avaliações englobam as condições oceânicas e atmosféricas globais e sua ligação com os fenômenos atmosféricos regionais. Juntamente com as previsões de modelos climáticos globais dos diferentes centros internacionais, estabeleceu-se uma análise diagnóstica, assim como as previsões de modelos numéricos de vários centros mundiais, como os modelos global e regional do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).

Elaborado mensalmente, o relatório aponta que a distribuição das chuvas sobre o Brasil - no período entre novembro até janeiro do próximo ano - será típico de anos com as influências do fenômeno El Niño. Portanto, deve-se esperar chuvas abaixo da média climatológica no extremo Norte e Nordeste do País, e chuvas acima da média na região Sul.

Os modelos de previsão climática sazonal indicam que a atuação do El Niño e sua influência nos sistemas meteorológicos da América do Sul devem perdurar, pelo menos, até o final do verão de 2015/2016.

Para a maior parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, os modelos numéricos apresentam baixa confiabilidade na previsão. Por outro lado, a análise de campos precursores indica maior probabilidade de que ocorra o início tardio do período chuvoso na grande área central do Brasil.

O Relatório Climatológico Sazonal de novembro a janeiro de 2016 está disponibilizado no site do Cemaden [3].

Tags:  El Niño [4], chuvas [5], clima [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário