Vista panorâmica de Belo Horizonte

Imagem:

Compartilhar:

Internautas convocam protesto contra ação policial em BH

Criado em 11/11/12 19h04 e atualizado em 12/11/12 15h26
Por Leandro Melito - Portal EBC

Edifício Maletta em Belo Horizonte
Edifício Maletta em Belo Horizonte (Rede Minas)

Brasília - Internautas convocaram pelas redes sociais Twitter e Facebook um protesto contra a ação da Polícia Militar de Minas Gerais realizada na última sexta-feira (9) no Edifício Maletta, região central de Belo Horizonte.

A operação realizada em conjunto com o juizado da infância e adolescência e a vigilância sanitária terminou com cinco pessoas detidas por desacato, porte e tráfico de drogas, segundo a PM .

O incidente gerou uma onda de protestos nas redes sociais e foi um dos assuntos mais comentados pelo Facebook no sábado (10) onde muitas pessoas que presenciaram o ocorrido criticaram a ação que contou com 45 policiais e cães farejadores.

André Veloso criticou a forma como a polícia conduziu a operação. “Nenhum agente envolvido se dignou a prestar informação a respeito do que estava acontecendo. Muitas pessoas estavam registrando o acontecimento com filmes e fotos e eram questionadas violentamente”, disse em um post no seu perfil do Facebook [2].

O único portão que dá acesso aos bares do edifício, na avenida Augusto de Lima, foram fechados às 22h30 e as pessoas tiveram de deixar o local uma de cada vez, após revista e checagem de informações. Às 23h não foi mais permitido entrar no local.

O advogado Fernando Nogueira, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Minas Gerais, convocou as pessoas a enviarem seus relatos [3] por e-mail ou Facebook para embasar uma representação criminal contra a PM. “Quem esteve presente por favor faça um relato o mais minucioso possível sobre o que presenciou para que possamos entrar com a representação criminal devida”.

Maletta

O protesto foi convocado para essa quarta-feira (19) em frente ao Edifício Maletta, prédio histórico localizado no centro de Belo Horizonte no cruzamento entre a avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia. Construído em 1957, o conjunto Ancangelo Maletta é um prédio residencial e comercial, onde moram muitos estudantes vindos do interior de Minas Gerais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário