Decreto foi assinado nesta terça-feira (22). EPC será responsável pela comunicação pública do Estado

Imagem:

Compartilhar:

Empresa Pernambuco de Comunicação nasce nos moldes da EBC

Criado em 22/01/13 22h56 e atualizado em 24/01/13 10h55
Por Portal EBC Fonte:Com informações da TVPE - TV Pernambuco [2]

Decreto foi assinado nesta terça-feira (22). EPC será responsável pela comunicação pública do Estado
Decreto foi assinado nesta terça-feira (22). EPC será responsável pela comunicação pública do Estado

O governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos assinou nesta terça-feira, 22, o decreto [3] que institui a Empresa Pernambuco de Comunicação – EPC. A cerimônia de criação da EPC foi realizada na Sala de Monitoramento do Centro de Convenções de Pernambuco, sede provisória do governo estadual. O decreto aprova também o estatuto social da Empresa e nomeia a sua nova direção.

A criação da EPC é fruto da articulação da sociedade civil e dos movimentos que debatem e discutem a comunicação no estado de Pernambuco, que, com o apoio do governo do estado, iniciou, em 2009, iniciou o processo de reformulação da TV Pernambuco, a partir da realização de seminários abertos à população e culminou na nomeação de um Grupo de Trabalho, que se assumiu a gestão provisória da TV. O articulador cultural Roger de Renor, que liderou o grupo, hoje assume a direção de produção e programação.

A gestão da recém-criada EPC também já tem nomeados o publicitário Guido Bianchi, que assume como diretor-presidente, e o jornalista e professor universitário Paulo Fradique, na vice-presidência. Os nomeados assumem um mandato de duração de quatro anos, vigentes a partir da assinatura do decreto.

Para o Secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, este é o momento de um recomeço, haja vista as novas etapas para a implantação e constituição organizacional, financeira e administrativa da Empresa, organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado. Entre as novas tarefas, está a indicação dos demais cargos diretivos da EPC (Administração e Finanças, Engenharia, Tecnologia e Operações, Projetos Institucionais, Educação e Cultura e de Jornalismo e Esporte) e implantação de seu Conselho Gestor, formado por 13 integrantes (seis indicados pelo governador, seis indicados pela sociedade civil e um representante da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE).

Presente na cerimônia de instituição da EPC, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve, falou da importância da criação da Empresa, “a primeira experiência regional a seguir o modelo da Empresa de Comunicação pública nacional, e respeita o preceito da complementaridade entre os sistemas de radiodifusão privado, estatal e público”. O governador Eduardo Campos ressaltou ainda a importância do diálogo constante entre governo e sociedade civil na condução deste processo.

De Brasília, o diretor-geral da EBC, Eduardo Castro, afirmou ao Portal EBC, que é importante notar que a participação popular que culminou na implantação da EBC, agora, com suas devidas especificidades, está motivando a luta por empresas de comunicação públicas estaduais. "A criação da EPC não é apenas mais um canal, mas uma mostra da consolidação do campo da comunicação pública", afirmou o diretor.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [27] Fazer uma Reclamação [27] Fazer uma Elogio [27] Fazer uma Sugestão [27] Fazer uma Solicitação [27] Fazer uma Simplifique [27]

Deixe seu comentário