A história de Graça Machel é uma das contadas pelo documentário.

Imagem:

Compartilhar:

Da política à militância pela paz, o retrato da mulher africana de hoje

Criado em 08/03/13 06h26 e atualizado em 08/03/13 11h46
Por Ana Lúcia Caldas Edição:Tereza Barbosa Fonte:Repórter do Radiojornalismo [2]

Graça Machel
A história de Graça Machel é uma das contadas pelo documentário. (Zahur Ramji / Mediapix / World Economic Forum)

Brasília - A força e a importância das mulheres para o continente africano podem ser vistas no documentário Mulheres Africanas – a Rede Invisível. Com narração de Zezé Motta, o documentário leva às telas a história de cinco mulheres : Graça Machel, Leymah Gbowee, Mama Sara Masari, Luisa Diogo e Nadine Gordiner, que contam de forma emocionante suas histórias e levam a platéia a uma profunda reflexão da vida e da atuação da mulher no continente afircano.

Confira a página especial do Dia Internacional da Mulher [3]

Segundo o diretor Carlos Nascimbeni, a ideia do documentário surgiu da produtora-executiva Monica Monteiro que queria mostrar por meio dessas mulheres, que vivem as transformações políticas e econômicas por que passa o continente. “Fizemos um recorte de mulheres ícones em cinco áreas: politica, educação, literatura, militância pela paz e política e empresarial”.

Leia também:

Ser mulher é ser muitas mulheres [4]

Mulheres que se destacaram na África são tema de documentário [5]

Indenização regressiva pode coibir aumento de casos de violência contra a mulher [6]

Nascimbeni conta que o documentário trabalha não só com esses depoimentos, mas também com situações do dia a dia. “Através do depoimentos delas e da cena cotidiana que filmamos, o público vai ter uma informação sobre qual é a atuação da mulher africana por meio dessas mulheres de ponta e também das mulheres comuns, por isso a rede invisível”.

Foram mais de 30 dias de filmagem na África do Sul, na Tanzânia, em Gana e em Mocambique. Segundo o diretor, existe uma noção de que a mulher africana é submissa, mas a mulher tem um papel fundamental no tecido social africano.” Elas cuidam da plantação dos alimentos. Quem está mo mercado atacadista comprando e vendendo esses alimentos são também mulheres”.

O filme foi produzido pela Cinevideo, a única produtora brasileira com filial na África, estreou com sucesso em um dos festivais de documentários mais importantes da África, o 7º Dockanema, em Moçambique, e participa do Festival do Rio.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [63] Fazer uma Reclamação [63] Fazer uma Elogio [63] Fazer uma Sugestão [63] Fazer uma Solicitação [63] Fazer uma Simplifique [63]

Deixe seu comentário