Para diretor do Inesc, pagamento de impostos deve ser relativo ao salário

Imagem:

Compartilhar:

Imposto de Renda: saiba como recuperar o recibo da declaração anterior

Criado em 06/03/13 10h25 e atualizado em 03/01/15 11h47
Por Thiago Pimenta* Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Redução de impostos para os pobres depende de reforma, diz Inesc
A segunda via do recibo também pode ser obtida no serviço “Declaração IRPF” do Portal e-CAC. (Foto: Receita Federal)

Bate-papo esclarece dúvidas dos internautas [2]

 

Muitos contribuintes se deparam com um problema logo no início do preenchimento da declaração do imposto de renda: o número de registro do documento do ano anterior. O recibo de entrega é impresso após a transmissão da declaração e serve como prova de que o contribuinte a realizou. Muitos, no entanto, acabam perdendo ou não dispondo facilmente esse dado na hora do preenchimento.

Solucione suas dúvidas. Acesse o Guia do IRPF 2013 do Portal EBC [3]

No caso de a declaração ter sido gravada e enviada a partir do disco rígido de um computador, a informação está gravada na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas”, criada no ano em que o informante declarou. Nesse caso, para imprimir o recibo, o contribuinte deve acessar esses dados pelo próprio programa da Receita, clicando em “declaração”, “imprimir” e depois em “recibo”.

Caso a declaração do ano anterior tenha sido feita por meio de disquete, o mesmo caminho anterior poderá estar disponível com as informações.

*Atualizado em 17/04/13 para correção de informação sobre o uso do Código de Acesso.

Leia também:

IR 2013: confira o passo a passo para organizar a declaração do imposto de renda [4]

IRPF 2013: disquetes ainda são usados no envio da declaração do imposto de renda [5]

IR 2013: tire suas dúvidas sobre a declaração [6]



A segunda via do recibo também pode ser obtida no serviço “Declaração IRPF” do Portal e-CAC [7], que pode ser acessado com um código ou certificado digital. Esse método só funciona se o contribuinte já possuir um certificado digital ou código de acesso gerado em momentos anteriores. Mas, se o contribuinte não possuir o certificado digital ou um código de acesso já gerado, a única forma de resgatar o número do recibo é recorrer a uma Unidade de Atendimento da Receita Federal [8].

A Receita Federal [9] orienta que é importante para o contribuinte ter o recibo impresso, principalmente nos casos em que é necessário retificar a declaração. Esta, por exemplo, é outra ocasião quando o número do recibo é exigido.

Em 2013, está obrigado a declarar o imposto de renda quem obteve rendimentos de, no mínimo, R$24.556,65. O prazo para o envio da declaração fica aberto de 1º de março a 30 de abril. A multa mínima para a entrega após o prazo é R$ 165,74.

Edição: Priscila Ferreira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [79] Fazer uma Reclamação [79] Fazer uma Elogio [79] Fazer uma Sugestão [79] Fazer uma Solicitação [79] Fazer uma Simplifique [79]

Deixe seu comentário