Diretor do Procon-DF mostra dados de queixas atendidas e não atendidas em 2012

Imagem:

Compartilhar:

Procon-DF: mais de 66% das queixas não foram atendidas em 2012

Criado em 15/03/13 18h07 e atualizado em 15/03/13 18h24
Por Agência Brasil [2] Edição:Carolina Pimentel

Procon-DF
Diretor do Procon-DF mostra dados de queixas atendidas e não atendidas em 2012 (Valter Campanato/ABr)

Brasília – No ano passado, mais de 66% das reclamações feitas por consumidores ao Procon do Distrito Federal não foram atendidas pelas empresas. De acordo com o órgão, das 1.599 queixas recebidas, 531 foram atendidas e 1.065 não foram atendidas no período de janeiro a dezembro de 2012.

De acordo com o diretor-geral do Procon-DF, Oswaldo Morais, o consumidor está mais exigente e conhecedor de seus direitos. “Temos que criar mecanismos para melhorar a educação do consumo”, disse. O diretor recomenda que o cliente que tiver alguma queixa procure primeiro a empresa. “Não resolvendo, o consumidor deve ir de imediato ao Procon”, explicou. As empresas com mais reclamações são companhias de telefonia e bancos. As que menos solucionaram as queixas estão lojas de móveis, eletrodomésticos, roupas e supermercados.

As empresas que não resolvem as reclamações dos clientes poderão ser multadas, que varia de R$ 414 a R$ 6 milhões, dependendo do tipo de infração e quantidade de vezes cometida. De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012, o Procon-DF fez 197 mil atendimentos, entre eles recebimento de queixas, consultas e orientações.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [27] Fazer uma Reclamação [27] Fazer uma Elogio [27] Fazer uma Sugestão [27] Fazer uma Solicitação [27] Fazer uma Simplifique [27]

Deixe seu comentário