mogidascruzes.sp.gov.br

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Governo incentiva Centros de Atenção Psicossocial com financiamentos de até R$ 1 milhão

Criado em 16/04/13 15h42 e atualizado em 16/04/13 15h57
Por Gabriel Palma Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil [2]

caps centro de atenção psicossocial
mogidascruzes.sp.gov.br (mogidascruzes.sp.gov.br)

Brasília – O Ministério da Saúde vai incentivar a construção de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades de Acolhimento para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os repasses vão até R$ 1 milhão para cada unidade.

Para pedir habilitação ao financiamento previsto na Portaria nº 615 o estado, o Distrito Federal ou o município devem fazer um cadastro. O formulário está disponibilizado no sítio do Ministério da Saúde [3]. O objetivo é acolher pessoas com transtornos mentais pelos serviços da comunidade [4].

O Ministério da Saúde priorizará as propostas cadastradas que aderirem ao programa “Crack, é possível vencer [5]” . O programa visa a simplificar o atendimento de pessoas em hospitais psiquiátricos do SUS e ampliar o número de vagas de residência médica em psiquiatria e de residência multiprofissional em saúde na Rede de Atenção Psicossocial. O programa também dará prioridade às pessoas em situação de extrema pobreza.

Após análise e aprovação das propostas, o Ministério da Saúde editará portaria de habilitação do ente federativo contemplado para o recebimento do financiamento previsto. Uma vez publicada a portaria de habilitação, o repasse dos incentivos financeiros para investimento será realizado pelo Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde.

Edição: José Romildo

Tags:  Saúde [1], Crack [6], droga [7], pobreza [8], psicossocial [9], psiquiatria [10], residência médica [11], SUS [12], Transtorno Mental [13], vagas [14], álcool [15]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário