Brasília - Avião da companhia aérea TAP bateu em uma torre de iluminação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. O acidente aconteceu quando o avião taxiava. Parte da asa esquerda ficou danificada.

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações

Criado em 14/06/13 10h30 e atualizado em 14/06/13 14h31
Por Renata Martins* Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Aeroporto de Brasília
Aeroporto Internacional de Brasília (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Seis cidades brasileiras recebem neste mês milhares de turistas, seleções de futebol e chefes de estado. Amantes do esporte de todo o mundo chegam ao Brasil para a Copa das Confederações, e brasileiros de todas as regiões também vão se deslocar para acompanhar os jogos. Os turistas que passarem pelos aeroportos das cidades de Brasília, Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Belo Horizonte  vão encontrar ainda muitos tapumes - a maioria das obras estão em andamento e só poderão ser vistas na Copa do Mundo de 2014, mas também encontrarão algumas novidades e ações voltadas para o evento.

Confira mais informações sobre serviços, andamento das obras, localização e capacidade dos principais aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações

1. Belo Horizonte - Aeroporto Internacional Tancredo Neves /Confins
2. Brasília - Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek
3. Fortaleza - Aeroporto Internacional Pinto Martins
4. Recife - Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes
5. Rio de Janeiro - Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão
6. Salvador - Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães

Os aeroportos  terão postos de atendimentos bilíngues - no Rio de Janeiro e Brasília este serviço funcionará 24 horas, reforço no efetivo de órgãos públicos, juizado especial e já receberam sinalização nova.

Ouça: “Juizados dos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações terão esquema especial”

O impacto também será sentido nos procedimentos que mais interferem na rotina dos passageiros: check-in, embarque e restituição de bagagens. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, entre agosto e dezembro de 2012 houve ganho médio global de 43,4% na agilidade desses procedimentos. Em Confins, Minas Gerais, o ganho com agilidade passou dos 47%, entre março e julho de 2012. Em Recife e Salvador o processo foi um pouco mais lento: o Projeto Eficiência, que avalia e reformula esses procedimentos, só teve início em abril deste ano.

Apesar do aumento do fluxo de passageiros, a movimentação prevista será abaixo da média registrada na alta temporada de dezembro de 2012. A maior demanda ocorrerá nos aeroportos do Rio de Janeiro, que devem receber cerca de 47 mil passageiros.

Veja tabela da Secretaria de Aviação Civil (SAC) com previsão da  demanda de passageiros durante a Copa das Confederações

Previsão da demanda de passageiros durante a Copa das Confederações
Previsão da demanda de passageiros durante a Copa das Confederações (Fonte: Infraero)

Para dar aos usuários uma opção mais acessível de alimentação, estão sendo implementadas nos aeroportos brasileiros as lanchonetes populares. De acordo com a Infraero, seis aeroportos já contam com o serviço, entre eles, apenas o Recife está entre as cidades-sede da Copa das Confederações, os outros são os aeroportos de Congonhas (SP), Curitiba e Londrina (PR), Porto Alegre (RS) e Natal (RN). Ainda segundo o órgão, nos aeroportos do Galeão, Santos Dumont (RJ) e Salvador (BA), as lanchonetes populares estão em fase de instalação.

Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins:

Está localizado entre os municípios de Confins e Lagoa Santa, na região metropolitana, a 39,8 km do centro de Belo Horizonte.

Capacidade:  10,2 milhões passageiros/ano.

Serviços [16]:  atendimento bilíngue no balcão de informações 24 horas, internet sem fio gratuita, máquinas de venda de lanches, casa de cambio, bancos, caixas eletrônicos, lotérica,  posto médico, farmácia, livrarias, free shopping, salão de beleza, lojas de variedades, lan house, agência de turismo, locadora de veículos, cooperativa de táxi, ônibus executivo, restaurantes. 

Lanchonete Popular: Não tem, com implementação em andamento.

Obras: Segundo o Portal 2014 [17], há duas obras em andamento: a ampliação do terminal de passageiros e a reforma da pista de pouso e do sistema de pátio. A construção do terminal remoto ainda não foi iniciada. 

Outros aeroportos: Minas Gerais ainda conta com outros quatro aeroportos em Uberaba, Montes Claros e Uberlândia, e o Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha.

 

Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek - Brasília

Localizado no Lago Sul, o aeroporto está a 11km do centro da cidade. Dos aeroportos das cidades-sede, o de Brasília é o único concedido à iniciativa privada. Outros dois aeroportos de São Paulo também foram leiloados pelo Governo Federal, Guarulhos e Viracopos.

Capacidade: 15,8 milhões passageiros/ano. É o terceiro maior aeroporto do Brasil.  A previsão da Secretaria de Aviação Civil é de que Brasília receba, em média, 18 mil passageiros durante a abertura da Copa das Confederações (15/06), que terá o primeiro jogo da competição entre Brasil e Japão. 

Serviços: Atendimento bilíngue no balcão de informações 24 horas, internet sem fio gratuita, 12 telefones de acesso direto ao canal de atendimento ao usuário, casa de câmbio, bancos, caixas eletrônicos, lotérica, correio, posto médico, farmácia, fraldário, livraria, free shopping, salão de beleza, lojas de variedades, agência de turismo, locadora de veículos, cooperativa de táxi, ônibus executivo, restaurantes, floricultura.

Lanchonete popular: Não tem.

Obras: O aeroporto Juscelino Kubitschek já teve dois projetos entregues pela Infraero. A reforma do corpo central do terminal e a construção do MOP. Concedido à Inframerica, as obras do estacionamento complementar e reforma de banheiros foram concluídas para Copa das Confederações.

 

Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza

Localizado na Av. Senador Carlos Jereissati, 3.000, no Bairro Serrinha, o aeroporto fica a 8 km do centro de Fortaleza/CE .

Capacidade:  6,2 milhões passageiros/ano. Para a Copa das Confederações  a previsão da SAC é que o Aeroporto de Fortaleza receba, em média, 23,7 mil passageiros, diariamente, durante os três dias de jogos.

Serviços [18] atendimento bilíngue no balcão de informações, casa de cambio, banco, caixa eletrônico, correios, posto médico, farmácia, fraldário, livraria, free shopping, lojas de variedades, salão de beleza, lan house, agência de turismo, locadora de veículos, cooperativa de táxi, restaurantes, capela ecumênica.  

Lanchonete Popular: Não tem.

Obras: No aeroporto Pinto Martins, a ampliação do terminal, do pátio de aeronaves e do sistema viário deve ser entregue até dezembro. Os trabalhos custarão R$ 195,8 milhões e estão 20% concluídos.

Outros aeroportos: O Ceará também Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte, no sul do estado à 500km da capital cearense.

 

Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes - Recife

Localizado em Imbiribeira, no Recife, o aeroporto fica a 11km do centro da cidade.

Capacidade:  16,5 milhões passageiros/ano. Para a Copa das Confederações  A previsão da SAC é que o Aeroporto do Recife receba, em média, 9,6 mil passageiros, por dia, durante os três dias de jogos.

Serviços [19]: atendimento bilíngue no balcão de informações, casa de cambio, bancos, caixas eletrônicos, lotérica,  posto médico, farmácia, fraldário, livrarias, free shopping, lojas de variedades, salão de beleza,  agência de turismo, locadora de veículos, cooperativa de táxi, restaurantes. 

Lanchonete Popular: Sim. A loja opera das 6h às 22h, de segunda-feira a domingo. Confira tabela de produtos básicos [20] com preços.

Obras: O aeroporto Gilberto Freyre tem apenas um trabalho previsto: a construção da nova torre de controle. A obra, contudo, ainda não começou.

Outros aeroportos: O estado de Pernambuco tem mais um aeroporto, o da cidade de Petrolina.

 

Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/ Galeão – Rio de Janeiro

Localizado na Av. 20 de Janeiro s/nº - Ilha do Governador está a 20km do centro da cidade.

Capacidade: 17,4 milhões passageiros/ano. A previsão da Secretaria de Aviação Civil é de que o Rio de Janeiro receba, em média, 33,5 mil passageiros no Santos Dumont e no Galeão durante os três dias de jogos.

Serviços [21]: atendimento bilíngue no balcão de informações 24 horas, internet sem fio gratuita, casa de câmbio, bancos, caixas eletrônicos, lotérica, correio, posto médico, farmácia, fraldário, livraria, free shopping, salão de beleza, lojas de variedades, internet, agência de turismo, locadora de veículos, cooperativa de táxi, ônibus executivo, restaurantes, hotel, engraxate, capela ecumênica, floricultura.

Obras: As reformas e ampliações nos terminais 1 e 2 do aeroporto do Galeão estão em execução desde 2008 e devem ser entregues até abril de 2014. A Infraero também dá andamento à revitalização do sistema de pista e pátio. O investimento passa dos R$ 844 milhões.

Outros Aeroportos: O Rio de Janeiro tem outros dois aeroportos o Aeroporto de Santos Dumont, dentro da cidade que opera basicamente voos da ponte aérea (RJ-SP), voos oriundos de dentro do Estado do Rio de Janeiro e voos regionais ligando as principais capitais do país. O outro aeroporto de passageiros está na cidade de Campos.

 

Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães - Salvador

Localizado na Praça Gago Coutinho, em Salvador, o aeroporto está a 28 quilômetros do centro da cidade.

Capacidade:  13 milhões passageiros/ano. Para a Copa das Confederações a previsão da Secretaria de Aviação Civil é que o Aeroporto de Salvador receba, em média, 18,4 mil passageiros, por dia, durante os três dias de jogos (20,22 e 30 de junho).

Serviços [22]: atendimento bilíngue no balcão de informações, casa de cambio, bancos, caixas eletrônicos, lotérica, posto médico,  farmácia, fraldário, livraria, salão de beleza,  free shopping, lojas de variedades, acesso à internet, engraxataria, agência de turismo, locadora de veículos, cooperativa de táxi, ônibus executivo, restaurantes, balcão de informações, guarda volume.

Lanchonete Popular: Não tem. Está em fase de instalação. 

Obras: O aeroporto tem três obras em andamento: a ampliação do terminal de passageiros, a construção da torre de controle e a ampliação do pátio de aeronaves. O investimento total é de R$ 47,3 milhões.

Outros aeroportos:  A Bahia tem outros dois aeroportos nas cidades de Paulo Afonso  e Ilhéus.


Leia também:
Guia do passageiro de transporte aéreo [23]

Entenda como funciona a malha aérea do Brasil [24]

Saiba onde reclamar nos aeroportos [25]

Copa das Confederações: Torcedor gastaria mais de R$ 1,2 mil com transporte para ver Brasil em todos os jogos [26]



Edição: Ana Elisa Santana

*Com informações da Infraero [27], Anac [28] e Portal 2014 [17]

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [60] Fazer uma Reclamação [60] Fazer uma Elogio [60] Fazer uma Sugestão [60] Fazer uma Solicitação [60] Fazer uma Simplifique [60]

Deixe seu comentário