Nascido em Salvador em 20 de janeiro de 1923 o historiador marxista Jacob Gorender morreu nesta terça-feira (11) em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Dilma lamenta morte de Jacob Gorender

Criado em 11/06/13 19h50 e atualizado em 11/06/13 19h59
Por Luana Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

Morre aos 90 anos o historiador marxista Jacob Gorender
Nascido em Salvador em 20 de janeiro de 1923 o historiador marxista Jacob Gorender morreu nesta terça-feira (11) em São Paulo (Arquivo / Vermelho)

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff lamentou hoje (11) a morte do historiador Jacob Gorender [3]. O militante comunista morreu hoje (11), em São Paulo, aos 90 anos.

Em nota, a presidenta chama Gorender de “amigo e companheiro” e diz que o historiador “não teve medo de defender suas ideias, mesmo pagando o pior dos preços”. Os dois se conheceram quando estavam presos no Dops (Departamento de Ordem Política e Social), em São Paulo, vítimas da repressão da ditadura militar. “Ele estava convalescente de torturas e foi conselheiro importante em um momento crucial na minha vida”, diz o texto.

Dilma cita os livros O Escravismo Colonial e Combate nas Trevas, de Gorender, como “duas obras clássicas da historiografia brasileira”.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário