Fiéis recebem nesta segunda-feira (15), no Morro do Vidigal, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Imagem:

Compartilhar:

Símbolos da JMJ ficam no Rio até 6 de agosto e percorrerão mais de 30 presídios

Criado em 25/07/13 17h16 e atualizado em 25/07/13 17h32
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam ao Morro do Vidigal
Durante o período, eles deverão percorrer mais de 30 presídios e unidades de correção socioeducativas (Tania Rego/ABr )

Rio de Janeiro - Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, permanecerão no Brasil após o retorno do papa Francisco ao Vaticano, no próximo domingo (28). O anúncio foi feito hoje (25), no centro de mídia da JMJ, pelo diretor executivo da pré-jornada, padre Jefferson Merighetti.

Os símbolos ficarão na capital fluminense até o dia 6 de agosto. Durante o período, eles deverão percorrer mais de 30 presídios e unidades de correção socioeducativas. “Temos que conduzir a esperança a muitos lugares, para as famílias, e para a prisão também”, disse Merighetti.

O padre informou ainda que o Complexo de Bangu está incluído entre os locais que receberão os símbolos da JMJ. A Igreja Católica pretende expandir o atendimento nas prisões que, atualmente, é limitado pela legislação que autoriza esse trabalho.

O padre Walnei de Moura Antunes, representante da Igreja na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), informou que, de acordo com a lei, as organizações religiosas só podem cadastrar até seis agentes por unidade. A Igreja Católica, segundo ele, acaba sendo sub-representada, porque o critério adotado para a identificação das religiões é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Leia também: cobertura da EBC sobre a JMJ [3]

O religioso esclareceu que a Igreja Católica tem um CNPJ apenas, ao contrário de outras religiões que têm várias denominações, cada uma com um CNPJ. Segundo ele, embora a Igreja Católica tenha muitas paróquias, isso não é levado em conta pela Seap. A vice-coordenadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Leste 1), Vera Lucia Alves, presente à entrevista, apontou que o problema pode ser resolvido pela Seap com a autorização para o credenciamento por paróquia. Ela reconheceu que é um trabalho difícil, que exige parceria, e se reveste de importância, tendo em vista que o Brasil tem a quarta população carcerária do mundo.

Vera Lucia acredita que o encontro que o papa Francisco terá amanhã (26), no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, no bairro da Glória, zona sul do Rio, com cinco jovens detentos que cumprem ações socioeducativas, fará com que muitas barreiras possam ser derrubadas.

 

Edição: Aécio Amado

Tags:  Jornada Mundial da Juventude [4], nacional [5], símbolos [6], JMJ [7], Papa [8], papa Francisco [9], papa no brasil [10], agenda do papa [11], Rio de Janeiro [12], igreja [13], católica [14], peregrinos [15], missa [16], Aparecida [17], papamóvel [18], trajeto [19], Pães [20], Cabral [21], Dilma [22], Roteiro do papa [23], Campus Fidei [24], CNBB [25], Vaticano [26], Copacabana [27], Santuário Nossa Senhora Aparecida [28], jovens [29]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário