Programa de logística vai integrar rodovias, ferrovias e portos

Imagem:

Compartilhar:

Governo prepara MP que cria Empresa Brasileira de Ferrovias (EBF) para incentivar uso de estradas de ferro

Criado em 02/09/13 14h43 e atualizado em 02/09/13 14h53
Por Pedro Peduzzi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil [2]

Trem no Paraná.
Com a MP, a empresa passará a ter, como atribuição, a compra e a venda do direito de passagem das ferrovias (Cesar e Camilla / Creative Commons)

Brasília – Empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes responsável pela construção e exploração de infraestrutura ferroviária, a Valec [3] passará a ser chamada de Empresa Brasileira de Ferrovias (EBF). A mudança constará em uma Medida Provisória que está sendo finalizada pelo governo, segundo o ministro dos Transportes, César Borges.

Leia também:

Ônibus da zona sul voltam a circular em São Paulo [4]

Voo da TAM Madri–São Paulo faz pouso forçado e deixa 15 feridos [5]

Com a MP, a empresa passará a ter, como atribuição, a compra e a venda do direito de passagem das ferrovias. Dessa forma, o governo pretende diminuir os custos e a burocracia da logística, de forma a facilitar o escoamento da produção brasileira. “A empresa [Valec] ainda não tem as atribuições necessárias para comprar e vender a capacidade dessas linhas”, disse hoje (2) o ministro. “Estamos ajustando esse processo de adaptação dela ao novo papel que terá no processo de operar um sistema nacional de ferrovias”, acrescentou

Segundo Borges, a MP vai “reforçar institucionalmente” a empresa pública e prever “um novo modelo para o sistema de concessão”, no qual não haverá apenas uma concessionária detendo o direito de passagem. “Esse direito será da Valec/EBF, que será a única a deter [o direito de passagem]. Vários operadores de logística poderão usar a via”. O ministro garante não haver possibilidade de a tramitação da MP resultar em atrasos para o cronograma de licitações. “É um equívoco imaginar isso”, reforçou. Ele acrescentou que a empresa terá “caixa robusto” para cumprir as atribuições e que os R$ 15 bilhões colocados pelo governo federal na Valec serão repassados automaticamente à EBF.

Edição: Denise Griesinger
 

Tags:  Empresa Brasileira de Ferrovias [6], EBF [7], VALEC [8], MP [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário