Justiça estima que cerca de 30 mil pessoas desapareceram após o golpe militar da Argentina em 24 de março de 1976

Imagem:

Compartilhar:

Procuradoria-Geral da República manifesta-se a favor da prisão de argentino acusado de tortura

Criado em 08/10/13 16h45 e atualizado em 08/10/13 18h19
Por André Richter Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer a favor da prisão de Manuel Alfredo Montenegro, acusado de praticar tortura durante a ditadura militar na Argentina. A prisão é analisada no processo de extradição protocolado pelo governo argentino. Segundo a Interpol, o argentino está morando em Itaqui (RS).

De acordo com a procuradoria, a prisão de Montenegro foi formulada pelo Juízo de Primeira Instância em Matéria Criminal da província de Misiones, na Argentina. Montenegro é acusado de prender e torturar três pessoas, durante período em que foi oficial da Polícia Federal argentina, entre 1972 e 1977.

No parecer, Rodrigo Janot diz que os requisitos legais para o pedido de prisão foram cumpridos e destaca que a Constituição Federal prevê que estrangeiros podem ser extraditados caso tenham entrado no Brasil após cometer crimes em outro país.  No entendimento do procurador, tanto no Brasil como Argentina, a punição para os crimes contra a humanidade praticados durante o período autoritário não prescrevem. “Observa-se que a questão da prescritibilidade dos crimes contra a humanidade não é vinculada ao entendimento sobre a recepção da Lei da Anistia pela Constituição de 1988. Trata-se de questões jurídicas distintas e independentes”, argumentou.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário