Sala com os arquivos do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS) de São Paulo que estão sendo digitalizados e disponibilizados na Internet

Imagem:

Compartilhar:

Arquivo Público de São Paulo disponibiliza documentos do extinto SNI na internet

Criado em 06/12/13 19h50 e atualizado em 06/12/13 20h16
Por Daniel Mello Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

São Paulo - O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizou hoje (6), na internet - http://www.arquivoestado.sp.gov.br/memoriapolitica [3] -, documentos produzidos pelo antigo Serviço Nacional de Informações (SNI) durante a ditadura militar. Entre os documentos estão os boletins informativos e os sumários do comunismo internacional.

Leia mais notícias [4]

O SNI foi o principal órgão de informações da ditadura militar. Os boletins era um meio de distribuir informações internas no aparato repressivo. Constam informações sobre o funcionamento burocrático do órgão, dados sobre setores da sociedade civil que se opunham à ditadura e até de pessoas que apoiavam o regime.

Os sumários do comunismo internacional davam notícias sobre o avanço do comunismo no mundo. Era uma maneira de subsidiar o trabalho do aparato repressivo na tentativa de entender o funcionamento dos grupos organizados que lutavam contra o governo militar. Os documentos possibilitam uma visão sobre o funcionamento dos órgãos repressivos e a análise oficial sobre a resistência à ditadura.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário