Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país

Imagem:

Compartilhar:

Ministro diz que Snowden prestou grande serviço ao mundo

Criado em 17/12/13 17h15 e atualizado em 17/12/13 17h41
Por Sabrina Craide Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil [2]

Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país
Edward Snowden foi elogiado pelo ministro Paulo Bernardo (Wikimedia Commons)

Brasília – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (17) que o ex-consultor que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden prestou um grande serviço para o mundo ao divulgar como funciona o serviço de espionagem praticado pelo governo norte-americano. Para o ministro, o monitoramento em massa de cidadãos e de outros governos é considerado inaceitável.

“Não tem nenhuma justificativa, até porque monitorar Petrobras, a presidente de um país, a primeira-ministra de outro país não tem nada a ver com terrorismo, principalmente se são países amigos”, avaliou.

O ministro disse também que o Brasil já tem informações suficientes sobre os sistemas de espionagem para considerar a prática intolerável. “Não sei até onde temos que investigar mais sobre isso. Mas com certeza ele deve ter mais coisas para falar”, disse.

Paulo Bernardo não quis comentar a possibilidade de o governo brasileiro conceder asilo a Snowden, porque, segundo ele, o assunto tem de ser resolvido no âmbito do Ministério das Relações Exteriores, ouvindo o Ministério da Justiça e a presidenta da República. “Não vou dar palpite nisso”. Uma campanha na internet pretende obter apoio da população brasileira [3] para que Snowden receba asilo do Brasil.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário