Rio de Janeiro - Manifestantes e polícia entram em confronto em frente ao Palácio Guanabara. Polícia usa bomba de gás para dispersar o protesto

Imagem:

Compartilhar:

Rio cria batalhão para grandes eventos e multidões

Criado em 06/01/14 17h18 e atualizado em 06/01/14 17h45
Por Akemi Nitahara Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil [2]

Manifestantes e polícia entram em confronto em frente ao Palácio Guanabara
De acordo com a PM, o batalhão está em atividade há três meses, com cerca de 500 policiais, e a publicação de hoje foi para tornar oficial as operações do grupo. O anúncio da criação do batalhão foi feito em setembro, após as manifestações do Dia da Independência(Fernando Frazão/ABr)

Rio de Janeiro – Foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado do Rio a resolução da Secretaria de Estado de Segurança que cria o Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos, sem aumento de despesas ou de efetivo da Polícia Militar (PM). O foco é a atuação “onde houver a presença de multidões, seja em manifestações populares, jogos de futebol ou qualquer outro evento esportivo ou cultural”.

De acordo com a resolução, o objetivo do novo batalhão é dotar a PM de “instrumentos especializados, eficazes e inteligentes para sua atuação no campo do policiamento ostensivo, visando a preservação da ordem pública em locais públicos”. O texto destaca a necessidade de policiais “especializados e treinados para atuarem dentro de uma doutrina de policiamento de proximidade, através do emprego de equipamentos e técnicas próprias, visando a gestão de multidões”.

Leia outras notícias em Brasil [3]

De acordo com a PM, o batalhão está em atividade há três meses, com cerca de 500 policiais, e a publicação de hoje foi para tornar oficial as operações do grupo. O anúncio da criação do batalhão foi feito em setembro, após as manifestações do Dia da Independência. Os policiais foram remanejados de outras unidades operacionais e administrativas da corporação e reforçaram o patrulhamento nas manifestações do ano passado e no réveillon, além de fazer parte do policiamento nas praias neste verão.

A corporação informa que a principal atribuição do batalhão é “a atuação em agendas esportivas, shows e espetáculos com grande concentração de público”, e que os agentes passaram por treinamento específico “de mediação de conflito e de controle de distúrbios, bem similares aos do Batalhão de Choque”.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário