Compartilhar:

Agentes penitenciários em greve fazem manifestação próximo à sede do governo paulista

Criado em 18/03/14 13h10 e atualizado em 18/03/14 13h37
Por Fernanda Cruz Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil [2]

Cerca de 200 agentes penitenciários protestam neste momento na Praça Vinícius de Moraes, próximo ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, segundo a Polícia Militar (PM). O ato é pacífico e não interdita vias, segundo a PM. Parados há nove dias, os grevistas esperam ser recebidos por representantes do governo.

A categoria reivindica, entre outras melhorias, a concessão de reajuste salarial de 20,64%, para repor perdas causadas pela inflação acumulada de 2007 a 2012, além de 5% de aumento real.

Em nota divulgada hoje (18), o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp) estima que 28,5 mil servidores, de um total de 30 mil trabalhadores em todo o estado, tenham aderido à greve. Das 158 unidades prisionais espalhadas pelo estado, 150 foram afetadas, informou o Sindasp.

Leia outras notícias em Brasil [3]

Balanço feito pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) estima que os serviços estejam paralisados em 88 das 158 unidades do estado.

Uma liminar concedida pela Justiça impede que os agentes adotem medidas no sentido de impedir o transporte de detentos para audiências e julgamentos e a transferência de presos entre unidades, inclusive aquelas em caso de progressão de regime. A decisão proíbe também qualquer ato que dificulte o pleno exercício dos direitos da população carcerária, em especial o direito de visita.

De acordo com a SAP, o governo do estado “mantém diálogo permanentemente com a categoria e espera que a decisão judicial seja cumprida integralmente pelos sindicatos, para que os direitos da população carcerária não sejam prejudicados”.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário