Mané Garrincha - Estádio Nacional de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Parlamentares visitam instalações do Mané Garrincha em Brasília

Criado em 23/04/14 11h51 e atualizado em 23/04/14 19h19
Por Agência Brasil [2] Edição:Denise Griesinger

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados visitou hoje (23), o Estádio Nacional de Brasília, na primeira de uma série de visitas pelos estádios da Copa do Mundo. Em março a comissão criou uma subcomissão permanente para fiscalização e controle dos recursos públicos federais destinados à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

Parlamentares da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados fazem visita ao Estádio Nacional Mané Garrinha (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Parlamentares da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados fazem visita ao Estádio Nacional Mané GarrinhaAntonio Cruz/Agência Brasil

O presidente da comissão, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), avaliou a visita ao local, a apenas 50 dias da Copa do Mundo. "É da competência da Câmara dos Deputados avaliar [as condições do estádio] porque o Brasil vai estar em foco. Nossa participação é necessária", explicou.

Os deputados visitaram todas as áreas do estádio, dentre elas o centro de comando e controle que conta com 400 câmeras para vigiar toda a área interna e também os estacionamentos externos do local. Além disso, os parlamentares tiveram acesso aos estacionamentos dos ônibus das seleções e ao gramado.

O Estádio Nacional de Brasília tem custo avaliado, até o momento, em R$ 1,4 bilhão. O secretário Extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro, negou que o Mané Garrincha seja o estádio mais caro entre os que vão sediar jogos da Copa. Para ele, isso mostra um contrassenso. "Eu não posso ter as instalações, inclusive as cadeiras, mais baratas do país, o cabeamento mais barato do país, o metro cúbico de concreto mais barato do país, o metro quadrado da lona da cobertura mais barata do país, e ser o mais caro", argumentou Monteiro.

Em nota, a Coordenadoria de Comunicação para a Copa, do governo do Distrito Federal, ressaltou que "o estádio da capital federal foi totalmente reconstruído", por isso qualquer comparação com os custos das demais arenas não pode ser feita levando em conta apenas valores absolutos. "Não se pode comparar arenas diferenciadas, que possuem características próprias. Muito menos se comparar gastos com reformas a investimento em uma arena totalmente nova, com capacidade para 72 mil pessoas", destaca a nota.

Editor: Denise Griesinger

*Matéria alterada às 19h15 do dia 23.04.2014 para incluir o posicionamento da Coordenadoria de Comunicação para a Copa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário