tropas Maré

Imagem:

Compartilhar:

Tropas federais ocupam o Complexo da Maré

Criado em 05/04/14 06h39 e atualizado em 05/04/14 10h28
Por Vinícius Lisboa, repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Começou às 6h30 da manhã de hoje (5) a ocupação das forças federais no Complexo da Maré, na zona norte do Rio. A operação, batizada de São Francisco, tem 2,7 mil homens, sendo 2.050 da Brigada Paraquedista do Exército, 450 da Marinha e 200 da Polícia Militar.

Às 11h, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o Ministro da Defesa, Celso Amorim, assinarão a formalização do Acordo de Emprego da Força de Pacificação no Complexo da Maré, que vai durar ao menos até o dia 31 de julho. A reunião será no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste.

As tropas atuarão em 15 comunidades, em uma área de aproximadamente 10 quilômetros quadrados, e serão comandadas pelo comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, o general de brigada Roberto Escoto.

Leia outras notícias no Portal EBC [3]

A sede da Força de Pacificação será no Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva (CPOR), situado em uma região próxima ao complexo de favelas. Na operação, os militares usarão a experiência adquirida na ocupação do Complexo do Alemão e na operação de paz no Haiti.

A operação foi motivada por um pedido do governo do estado, por meio do instrumento jurídico de Garantia da Lei e da Ordem, em que o governador autoriza o governo federal a intervir em uma área delimitada. A ocupação precede a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Maré, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário