Polícia Federal

Imagem:

Compartilhar:

PF faz operação para desmontar esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Criado em 20/08/14 13h50 e atualizado em 20/08/14 14h21
Por Alex Rodrigues Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]

Empresas do Grupo Meio Norte, de Teresina, foram alvo hoje (20) de uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) para desarticular um esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, investigado desde 2006.

Segundo a PF, o grupo empresarial – que atua nas áreas de comunicação (TV, rádio e jornal), venda de veículos, empreendimentos imobiliários, educação e saúde no Piauí e no Maranhão – é investigado por sonegar contribuições previdenciárias e tributos. A estimativa da PF é que o valor desviado chegue a R$ 896 milhões.

O grupo atuava no esquema com “laranjas” e empresas offshore sedidas nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal. A irregularidade consistia em alterar sucessivamente a composição dos quadros societários de empresas do grupo que deviam à Receita Federal e depois transferir os ativos dessas mesmas empresas para falsos sócios ou empresas offshore. 

Leia também: 

Sigilo bancário limita depoimento de gerente da Caixa sobre deputado [3]

Feito isso, os investigados inscreviam, em programas de recuperação fiscal, as empresas “desmontadas”, às quais eram atribuídas as dívidas tributárias, evitando assim a cobrança dos débitos. Como garantia do pagamento futuro de tais dívidas, as empresas ofereciam bens de baixo custo, como cadeiras e aparelhos de ar condicionado e, assim, conseguiam, ainda de acordo com a PF, negociar o pagamento de parcelas mensais ínfimas se comparadas à dívida real.

Apelidada de Sorte Grande, a operação policial contou com o apoio da Receita Federal. Ao todo, 85 policiais federais, 18 auditores fiscais e quatro analistas tributários cumpriram mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva (deslocamento à delegacia para depoimento).

Procurada pela Agência Brasil, a empresa informou, por meio de uma telefonista, que vai se pronunciar no momento oportuno. A reportagem não conseguiu contato com nenhum representante legal do Grupo Meio Norte.

Editora: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário