Tornado aeroporto

Imagem:

Compartilhar:

Variação do clima provocou tornado em Brasília, explica Inmet

Criado em 02/10/14 13h03 e atualizado em 02/10/14 19h00
Por Da Agência Brasil Fonte:Agência Brasil [2]

Tornado aeroporto
Creative Commons - CC BY 3.0 -

A variação do clima na região é o principal motivo para a ocorrência do tornado registrado ontem (1º) em Brasília, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

"Você tem sol, depois o tempo fica nebuloso, chove e depois sol de novo. É esse tempo variável, com áreas de calor e outras mais frias, que provoca o aumento na diferença da pressão atmosférica, fazendo o vento cirucular e facilitando a formação do tornado", ressalta Manuel Rangel, meteorologista do Inmet. O tornado afetou o funcionamento do aeroporto, que ficou fechado por cerca de uma hora e 11 voos foram desviados para Goiânia e Belo Horizonte.

Para que um redemoinho comum seja considerado um tornado é preciso que os ventos cheguem a uma velocidade superior a 65 quilômetros por hora (km/h). Na tarde de ontem, os ventos chegaram à velocidade de mais de 95 km/h, suficiente para causar danos ao aeroporto, escolas da Asa Sul e derrubar árvores pela cidade.

Apesar de considerar a ocorrência improvável, Rangel disse que há potencial para que novos tornados se formem no país. "Para que um fenômeno desses aconteça, basta que condições climáticas naturais estejam alinhadas. Mesmo assim não devemos esperar por outro".

Dados do Inmet apontam que pode voltar a chover na região de Brasília nesta sexta-feira (3), mas a previsão é sol e clima estável durante todo o final de semana.

Segundo o Inmet, o órgão não contabiliza o número de ocorrências de tornados no Brasil.

 

* Matéria alterada às 18h30, do dia 2 de outubro, para correção de informação divulgada pelo Inmet. Diferentemente do informado, o tornado ocorrido em Brasília não foi o segundo registrado pelo instituto no país, por isso o primeiro paragráfo e o título tiveram de ser modificados. Também foi feita alteração no último paragráfo para a retirada do trecho que dizia que o Inmet registrou em Santa Catarina o primeiro tornado do país, em 2009.

Tags:  Geral [3], tornado [4], aeroporto de brasília [5], Inmet [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário