Jovem estuda em sala de aula

Imagem:

Compartilhar:

Encontro no Rio debate psicanálise na juventude

Criado em 02/10/14 19h19 e atualizado em 02/10/14 19h59
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

O Rio de Janeiro recebe na noite de hoje (2) e amanhã (3) jornada de psicanálise na qual serão discutidos temas relacionados a crianças e adolescentes. Intitulado Riscos, Rabiscos e Construções, o evento reúne psicanalistas brasileiros e estrangeiros, além de estudantes universitários da área.

Coordenadora do evento e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise, a médica Ana Fabrosa explicou a importância da escolha de assuntos envolvendo os jovens para o encontro. “Nosso objetivo é trocar experiências clínicas e teóricas a respeito desse grupo. As crianças e adolescentes requerem técnica diferente do adulto no alívio dos sofrimentos, traumas e angústias. Além disso, quanto mais cedo for possível interceder, maior a chance de compreensão dos problemas para poder seguir em frente e superá-los”, afirmou.

Também da coordenação do evento, a psicanalista Teresa Rocha trabalha a questão dos traumas em jovens de comunidades, e explicou que a desigualdade pode influenciar no comportamento desse grupo. “Não é uma questão de causa e efeito, mas a exclusão social é potencializadora. A condição de invisibilidade social atua como importante fator traumático, que pode ser gerado a partir da infância, e causar falhas no desenvolvimento psíquico”, disse.

Teresa falou sobre a forma como a psicanálise pode ajudar no tratamento de crianças e adolescentes. “Ajudamos os jovens a entrar em contato com sua subjetividade, a refletir a respeito dos seus problemas e, a partir daí, saber como enfrentar as suas próprias dificuldades”, disse ela, ressaltando que o trabalho não deve envolver somente a juventude, mas a todos. “A ideia é que se trabalhe não só os jovens, mas todos que estão em volta dele, como os familiares e os educadores, para ajudar a encontrar alternativas que tragam alívio e bem-estar para o grupo”, ressaltou.

Outras questões a serem abordadas na jornada são a perda de entes queridos, os processos de subjetivação dos jovens e a medicalização diante dos transtornos na infância e na adolescência.

Editor Stênio Ribeiro

Tags:  Geral [3], encontro [4], rio [5], psicanálise [6], juventude [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário