Maternidade Mariana Bulhões do Hospital Geral de Nova Iguaçu

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Hospital de interior paulista isola pacientes com superbactéria

Criado em 24/10/14 17h11
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil [2]

Após cinco pacientes terem sido diagnosticados com a presença de uma superbactéria chamada KPC - Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase -, o Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia, em Nova Odessa, no interior de São Paulo, decidiu suspender cirurgias e isolar os pacientes. A medida, informou a Secretaria Municipal de Saúde, é apenas preventiva já que não há risco de contaminação no hospital. “Não há motivo para alarde”, informa nota da secretaria.

Leia também:

Pesquisadores tentam criar medicamento para Leishmaniose Cutânea [3]

Estudo mostra que homens praticam mais atividade física que mulheres [4]

Um dos pacientes, do sexo masculino, diagnosticados com a bactéria morreu no local, na última sexta-feira (17). Segundo a secretaria, o falecimento aconteceu em decorrência de um quadro clínico anterior complexo, somado a uma pneumonia. O homem esteve internado anteriormente no Hospital Estadual de Sumaré (SP), onde recebeu alta e já de volta a sua casa, desenvolveu uma pneumonia e foi levado ao hospital de Nova Odessa.

De acordo com a secretaria, nenhum dos cinco pacientes, contraiu a bactéria no hospital. “Todos os pacientes são pessoas com a saúde debilitada e passaram por outros hospitais recentemente, dando entrada no hospital municipal já contaminados”, diz a nota.

O hospital informou ter adotado todas as medidas preventivas necessárias, orientado principalmente pelo hospital de referência Emílio Ribas. O hospital não precisou ser fechado, mas a ala onde estão isoladas e as equipes médicas que os atendem utilizam equipamentos de proteção individual.

Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro registro de KPC no Brasil foi em 2005. A transmissão ocorre por meio do contato direto, como tocar a pessoa contaminada, ou indireto, por meio do uso de um objeto comum. Para evitar a proliferação, o conselho é não tomar antibióticos por conta própria e seguir as recomendações médicas. Também é importante lavar bem as mãos antes e depois do contato com pessoas contaminadas.

Editor: Marcos Chagas

Tags:  Saúde [1], são paulo [5], superbactéria [6], KPC [7], pacientes [8], isolamento [9], contaminação [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário