Os passageiros poderão acompanhar o desembarque das bagagens com mais segurança

Imagem:

Compartilhar:

Ministro defende integração entre governos para facilitar a vida de turistas

Criado em 17/11/14 15h43
Por Agência Brasil [2] Edição:Armando Cardoso

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, defendeu hoje (17) a aproximação entre governos estadual e federal e ações de municipalização das políticas de turismo, resgate de patrimônio e inovações tecnológicas para facilitar a vida do turista nos grandes centros. “No contexto urbano brasileiro, a cidade do Rio do Janeiro, suas instituições políticas, o profissional do setor e a tecnologia disponibilizada formam o que denominamos internacionalmene de Smart Cities. O turista requer cada vez mais essa interatividade em tempo real com os sistemas de informação”, salientou.

Leia mais notícias:

Cartilha detalha direitos de pessoas com síndrome de Down à educação [3]

No Encontro Nacional de Segurança Turística, no Estádio do Maracanã,  foram abordados temas como capacitação e treinamento de policiais, policiamento especial de pontos turísticos, além da troca de experiências relacionadas às ações preventivas de proteção e a segurança turística integrada. Segundo o tenente-coronel Joseli Cândido, comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (Bptur), “a troca é essencial para o setor. São, aproximadamente, 300 pessoas de todo o Brasil pensando, discutindo e trocando informações sobre segurança, com foco no turismo”.

Titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), Alexandre Braga avalia o encontro como evento histórico, que mostrará como o Rio de Janeiro vem se organizando para realização de mega eventos. “Aprendemos com outros estados. A maioria conta com delegacias especializadas de atendimento ao turista. Pela primeira vez, esse trabalho de alta qualidade vez será compartilhado”, ressaltou Braga.

Subsecretário extraordinário de Grandes Eventos, vinculado à Secretaria de Segurança Pública, Roberto Alzir Chaves lembrou a interdependência entre os setores. “Sem dúvida, a segurança colabora para um ambiente adequado, consequentemente para o desenvolvimento do turismo. Temos muito o que fazer, pois o Brasil tem potencial para expansão do turismo. Temos potencial de crescimento e, aliado às áreas de hotelaria, sinalização e mobilidade, podemos contribuir com esse processo”, observou.

Presidente da Empresa de Turismo do município (RioTur), José Carlos Ferreira de Sá afirmou que a prefeitura apoiará, ainda que a principal atribuição da Guarda Municipal seja manter a ordem urbana. “A segurança é um produto sentido pelas pessoas. Observamos isso durante a Copa do Mundo. Queremos que a sensação de segurança seja sentida todos os dias e não somente nos grandes eventos, quando somos testados de maneira maior”, assinalou.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ibis Silva Pereira, o mais importante não é o que o turista traz, mas sim o que leva ao deixar a cidde. O turismo permite que nos conheçamos melhor, reduz diferenças, contribui para a cultura de paz e diminui tensão entre povos. Permite, ainda, que vivamos em um mundo mais harmônico, digno e pacífico", concluiu.

Editor: Armando Cardoso

Tags:  rio [4], turismo [5], segurança [6], interação [7], aproximação [8], Geral [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário