Bonde do Pão de Açúcar

Imagem:

Compartilhar:

Moradores protestam contra teleférico no Morro do Leme

Criado em 14/12/14 13h40
Por Vitor Abdala Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil [2]

Bondinho do Pão de Açúcar

Moradores do Leme protestam contra instalação de teleférico no Morro do Leme que se interligaria até o Pão-de-Açucar (Arquivo/Agência Brasil)

Moradores do bairro do Leme, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, protestaram hoje (14) contra a instalação de uma estação de teleférico no Morro do Leme. O espaço onde a concessionária Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar pretende instalar a nova estação é uma área de proteção ambiental que pertence ao Exército.

Pelo projeto da concessionária, a estação do Leme será ligada por um teleférico à estação do Morro da Urca, que, por sua vez, se liga à estação do Pão-de-Açúcar. A subida para todas as estações continuará sendo feita, exclusivamente, pela Praia Vermelha.

Confira no Portal EBC: Protesto pede medidas para conter ataques contra policiais [3]

O morador Plínio Senna, que integra o Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental (Apas) dos Morros do Leme, da Babilônia e de São João, diz que a estação provocará danos ao meio ambiente e terá um impacto negativo na paisagem local.

“Queremos mostrar nossa inquietação com esse projeto que descaracteriza o sítio histórico do Forte Duque de Caxias e que impacta nas áreas de conservação ambiental, ao fazer duas estações de teleférico aqui em cima e ao trazer 7 mil pessoas por dia para cá. É um lugar onde já existe um ponto turístico sustentável e a população entra pagando R$ 4”, disse.

A assessoria de imprensa da concessionária informou que não haverá qualquer dano ao meio ambiente ou ao patrimônio do Exército já existente no local. A empresa disse que as pessoas continuarão podendo subir ao Morro do Leme, pela estrada hoje existente, sem precisar pagar o ingresso do teleférico.

Quanto ao número de visitantes, a empresa negou que são previstas 7 mil visitas diárias para o Morro do Leme. Ela destacou que ainda não há um cálculo sobre isso. Atualmente, segundo a concessionária, a média de visitantes do sistema de bondinhos do Pão-de-Açúcar é 3 mil pessoas por dia, na baixa temporada, e 6 mil pessoas na alta temporada.

Durante a manifestação, os moradores coletaram assinaturas para pedir ao Exército que se oponha ao projeto e para entregar ao Ministério Público. A discussão sobre a implantação da estação de teleférico no Morro do Leme segue na Câmara dos Vereadores.

Editor:  Marcos Chagas

Tags:  pão-de-açúcar [4], Leme [5], bondinho [6], teleférico [7], Meio Ambiente [8], Cidades [9], Geral [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário